Premiação para boas práticas
Acadêmicos conquistam o 1º e 2º lugar do Prêmio Verde Innovare
Engenharia Ambiental e Engenharia Mecânica
Todos os anos acontece o Prêmio Verde Innovare que tem como finalidade premiar projetos desenvolvidos a partir de materiais recicláveis e mais uma vez, através do professor do curso de Engenharia Mecânica Frederico Cesarino, alguns acadêmicos participaram do evento e conquistaram o 1º e 2º lugar no pódio.
Neste ano, a premiação ocorreu no dia 8 de junho, com a submissão de 4 projetos: Bateria Musical EcoDrum, Bateria Solar powerbank, Armador de rede sem ruído e o Alimentador automático e temporizado para cães.
"É fundamental que o acadêmico participe deste tipo de evento, pois visualizará em campo a atuação do engenheiro, como aprender o trabalho em equipe, planejamento, levantamento de custo, testes de produtividade e equipamentos, entre outras atividades. Com esta experiência é possível praticar a futura profissão e agregar conhecimentos em grande escala," esclareceu o incentivador e professor Cesarino.
1º lugar - Bateria Musical EcoDrum
Equipe de acadêmicos do cursos deEngenharia Mecânica : Andrew Mayer; Chrystiano Silva e Wellington Valente.
Funcionalidade
Instrumento musical de baixo custo e prática silenciosa
A Bateria EcoDrum foi construída com 90% de materiais reutilizados de descartes em obras de construção civil e borracharia. É um instrumento musical compacto, de baixo custo e o baterista pode usar fone de ouvido para a prática silenciosa, o que é impossível com uma bateria acústica.
Depoimento
"O projeto iniciou com uma ideia de 4 anos atrás produzido em casa. Apresentei ao professor Frederino e ele nos incentivou a inscrever a ideia para o Prêmio Verde Innovare. A bateria tem 92% de material reciclável, somente a parte eletrônica que foi comprada. É muito bom ser reconhecido por algo desenvolvido sem pretensões e melhor ainda, ser premiado com o 1º lugar," declarou o autor da ideia, acadêmico Wellington Valente.
***Confira o Projeto completo nos documentos em anexo.
2º lugar- Bateria Solar powerbank
Equipe de acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental: Ângela Sodré; Renato Bruno; André Malheiros e Katiuscia Trindade.
Funcionalidade
Carregador de bateria de celular e tablet recarregável a partir de energia solar. O painel é formado por um conjunto de células fotovoltaicas montado sobre estrutura rígida e conectadas eletricamente. Os materiais utilizados foram adquiridos a partir de resíduos de componetes eletroeletrônicos recolhidos em postos de coletas e sucatas eletrônicas.
Depoimento
"O esforço coletivo foi prazeroso no exato momento em que o projeto estava entre os 5 melhores. E quando anunciado como a segunda melhor ideia percebemos o quanto valeu a pena o incentivo do orientador assim como, perceber a importância do desenvolvimento de mais projetos sustentáveis ," disse a acadêmica Katiuscia Trindade.
***Confira o Projeto completo nos documentos em anexo.
Notícias relacionadas
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
26
DEZEsporte e educação Amazonas FC e Ulbra Manaus fecham patrocínio para 2025 -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal
Últimas notícias
-
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro -
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado