Prêmio Verde Innovare 2016
Acadêmicos recebem premiação em concurso na área sustentável
Futuros engenheiros fazendo a diferença
Na última terça-feira (07) a equipe de acadêmicos do Curso de Engenharia Ambiental da Ulbra representada pelos alunos Jackelline Ramos, Gustavo Mirage, Lindomar Amorim, Rogério Nobre e Joseane Santos receberam premiação pela 2ª colocação no Prêmio Verde Innovare 2016.
A equipe orientada pelo professor Frederico Cesarino apresentou o projeto de um "Forno Solar Residencial" que surgiu a partir de uma dificuldade encontrada na aplicação da disciplina de Transferência de Calor e Massa.
"Esta disciplina em questão, é muito técnica e mais voltada para as ciências térmicas da engenharia mecânica. Por meio deste questionamento, propus que construíssemos uma máquina térmica que tivesse "viés ambiental". Foi neste momento que surgiu a ideia do forno solar, que utiliza toda a teoria estudada para a conservação de energia, " relatou o professor Cesarino.
Uma das apresentações sobre o funcionamento do forno foi realizada pela acadêmica do 8º período, Jackelline Ramos.
"Nos momentos de maior incidência solar, os raios solares entram no forno por meio da radiação e são direcionados para o alimento. A estrutura construtiva do forno não permite que a energia térmica interna permaneça no seu interior, e não há escape de energia por meio da condução e convecção. É o mesmo princípio teórico da estufa. Nos primeiros testes de campo, conseguimos atingir temperaturas internas de até 180º C," explica Jackeline.
"Este equipamento é muito útil em áreas de escassez de outras fontes de energia como o gás, eletricidade ou lenha, e também pode ser utilizado nas residências que utilizam energia de maneira racional, com a utilização do forno solar em conjunto com o forno convencional," completa a futura engenheira.
O prêmio Verde Innovare é um concurso de Desenvolvimento de Produtos criados a partir de Resíduos e tem como objetivo estimular e premiar a Criatividade Sustentável de estudantes universitários. Proporcionando o exercício da Criatividade, Trabalho em Equipe, Empreendedorismo e Sustentabilidade.
O forno foi construído com metais ferrosos, vidro e alumínio. A tinta utilizada para pintura é oriunda de resíduo de tinta de oficina mecânica.
Parabéns aos nossos acadêmicos e orientador por toda dedicação, inteligência e prática do conhecimento adquiridos na vida acadêmica!
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVEducação interativa Curso de Enfermagem da ULBRA promove ação com estudantes da rede pública -
14
NOVRecredenciamento aprovado Comitê de Ética em Pesquisa da Ulbra Manaus é renovado até 2028
Últimas notícias
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTEORIA E PRÁTICA Ulbra Medicina visita USF no Parque das Tribos -
08
NOVPrevenção e conscientização Novembro Azul: Acadêmicos de Medicina promovem ação no Parque das Tribos