Acessibilidade
III Semana da Acessibilidade 2016
Exercício de Empatia
Sentir o que sentiria uma pessoa se estivesse na mesma situação que ela. Esse foi o objetivo da III Semana da Acessibilidade -- Exercício de Empatia promovido pelo NOAP -- Núcleo Organizacional de Apoio Psicológico da Ulbra Manaus, dos dias 23 a 28 de maio.
A Semana começou com uma campanha sobre educação no trânsito (23) referente ao uso do estacionamento reservado a pessoas idosas, com deficiência e gestantes. Na quarta (25) tivemos o Palco na Quarta especial com o cantor e compositor Rafael Almeida, que possui a Síndrome de Asperger (entrevista exclusiva logo abaixo). Na sexta (27) foram realizados diversos exercícios que simularam situações cotidianas que portadores de necessidades especiais enfrentam, como subir calçadas e escadas, guiar-se sem visão e locomover-se sobre cadeira de rodas. No final os participantes puderam marcar o grau de dificuldade dos obstáculos por eles enfrentados. Por fim, no sábado (28) foi realizada uma Capacitação teórica e prática com colaboradores da Ulbra Manaus sobre o tema, enfatizando a importância do atendimento e o modo de direcionar-se a pessoas com deficiência.
O evento serviu para enfatizar a importância da prática da Empatia, em um mundo cada vez mais egoísta e individualista onde as pessoas já não se importam mais com as outras. Pôr-se no lugar de outras pessoas é um exercício fundamental na formação do caráter e da sociedade em si, buscando maneiras de melhorar a vida e o bem-estar de todos, tornando-nos mais humanos e dispostos a contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária.
Entrevista com Rafael Almeida (Rafael Alma)
28 anos
Cantor e compositor
Rafael tem 9 anos de carreira artística, 1 CD lançado em 2007 de forma independente, intitulado: "À minha cara", com releituras de sucessos nacionais e internacionais, cantados em português, inglês, italiano e francês.
Desde pequeno já demonstrou talento para a música, começando a cantar desde os 4 anos de idade. Entre 6 e 7 anos, começou a ter contato com instrumentos musicais, sem ter qualquer aula de música ou de canto profissional. Por ser autodidata, aprendeu ouvindo, lendo e assistindo. Quanto ao seu amadurecimento musical, diz que: "Minha adolescência foi uma espécie de redescoberta da música", período em que de fato Rafael passou a compor. Sua primeira música oficial se chama "Isabela" composta em seus 18 anos, sendo esta um divisor de águas em sua vida, segundo o próprio cantor. Com essa composição ele participou da 24ª edição do FECANI (Festival da Canção de Itacoatiara) em 2008. Também concorreu no Festival Novos Talentos do SESC, chegando ao 3º lugar. Teve participações memoráveis no Festival Amazonas de Música, entre os anos de 2011, 2012 e 2013, com canções autorais.
"De certa forma todos nós temos alma de artista". Essa frase, tirada de uma obra de Chico Xavier, inspira Rafael Almeida, pois ele crê que todo ser humano é um artista em potencial, sendo sua trajetória musical uma prova indiscutível disso.
Profissionalmente, Rafael é operador de caixa de uma Ótica, tocando também em festas, casamentos, eventos culturais e beneficentes, sobretudo que apoiem a causa do autismo. Sobre esse tema, ele levanta bandeira por possuir a Síndrome de Aperger, uma forma branda de Autismo. "Meu maior sonho é que as pessoas com necessidades especiais tenham as mesmas oportunidades que as pessoas que não as possuem". Enfatiza.
A música lhe possibilitou conhecer e fazer amizades de diversos artistas e compositores regionais e nacionais. Sua carreira permitiu conquistar diversos fãs e admiradores de seu trabalho, tendo por eles orgulho e carinho. Está em seus planos a gravação de um novo álbum, ainda sem previsão de lançamento. Apresenta-se todas as sextas-feiras em uma Hamburgueria, tocando sucessos nacionais, internacionais e composições próprias. Quanto aos planos futuros, Rafael Almeida conclui que "Pretendo deixar que Deus e o tempo deem as respostas certas às minhas perguntas".
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVEducação interativa Curso de Enfermagem da ULBRA promove ação com estudantes da rede pública -
14
NOVRecredenciamento aprovado Comitê de Ética em Pesquisa da Ulbra Manaus é renovado até 2028
Últimas notícias
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTEORIA E PRÁTICA Ulbra Medicina visita USF no Parque das Tribos -
08
NOVPrevenção e conscientização Novembro Azul: Acadêmicos de Medicina promovem ação no Parque das Tribos