Disciplina: Gestão Ambiental
Transformando pneus em móveis
Cursos de Arquitetura, Engenharias e Direito
Nesta terça-feira (24) alunos dos Cursos de Arquitetura, Engenharia e Direito reuniram-se na área da Casa Ecológica para colocarem em prática a disciplina de Gestão Ambiental.
Sob a orientação do professor Alan Ferreira, a turma de acadêmicos utiliza pneus com a finalidade de exercitarem as principais resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
Com a atividade é possível desenvolver e interpretar as resoluções que trazem os principais tipos de resíduos que encontramos no cotidiano: construção civil, pilhas e baterias, materiais da área de saúde e a nova resolução, transformação de pneus em móveis.
"Esta atividade prática e a interação entre os alunos é importante, pois garante o aprendizado que poderá ser compartilhado no mercado de trabalho, além de conscientização gerada na comunidade para a utilização de resíduos sólidos," disse o professor Alan.
A resolução do CONAMA Nº416/2009 "dispõe sobre a prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação ambientalmente adequada, e dá outras providências." Sendo assim, os pneus podem ser trabalhados para utensílios como puffs, sofás, mesas, jardim suspenso, entre outros. A meta dos alunos será transformar pneus em poltronas, mesa de centro, jardim suspenso e lixeira para o interior da Casa Ecológica.
"Existem muitas coisas que podemos fazer com material reciclado e nesta oportunidade podemos ver a facilidade e o quanto está ao nosso alcance desenvolver esses tipos de móveis com resíduos sólidos. Não é utopia querer ajudar o meio ambiente, e com pouca coisa é possível fazer um bom trabalho," comentou a futura arquiteta Thamirys Simões.
Enquanto a turma de arquitetura trabalha com o planejamento, os alunos de engenharia atuam na execução da obra. Na área de engenharia ambiental funciona como um trabalho de reciclagem, dar uma nova reutilização para os materiais que foram jogados no lixo.
"Estamos aprendendo como funciona a transformação de pneu em móveis, material que serviria para poluir o meio ambiente será reaproveitado para embelezar um ambiente," relatou Ethyfran Veras, finalista do curso de engenharia ambiental.
Notícias relacionadas
-
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
26
DEZEsporte e educação Amazonas FC e Ulbra Manaus fecham patrocínio para 2025 -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema
Últimas notícias
-
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro -
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA