Pós-graduação
Les Doctoriales Rio Grande do Sul encerra com premiações aos doutorandos
Ulbra cria e doa o logotipo da Associação Les Doctoriales Brasil
Após cinco dias de muita concentração e trabalho, chegou ao final a segunda edição do Les Doctoriales Rio Grande do Sul, seminário que ocorreu de 8 a 13 de novembro, no Hotel Villa Michelon, em Bento Gonçalves, RS. O programa foi realizado pela Fundação Metropolitana de Planejamento (Metroplan) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), que oferece aos doutorandos de múltiplas áreas a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre o mundo profissional, além de aprenderem a se relacionar com as empresas e desenvolverem projetos inovadores sob orientação de um grupo seleto de profissionais.
A Universidade Luterana do Brasil é parceira deste programa desde a sua criação no Estado, ocorrido em 2014. A Ulbra é a instituição responsável pela criação de toda a programação visual do evento, que inclui o hotsite e o logotipo oficial, tendo como símbolo a representação de uma pipa de vinho, que remete diretamente ao município que sediou as duas edições do Les Doctoriales Rio Grande do Sul: Bento Gonçalves, cidade da Serra gaúcha.
Além da Ulbra, outras 14 universidades gaúchas e uma francesa participaram do seminário, que contou com 105 doutorandos, empresários locais e outros profissionais. Na competição, ocorreram atividades como o Desafio de Inovação em 24 Horas, em que eles apresentaram seus projetos aos empresários, e o Desafio Minha Tese em 180 Segundos, em que os alunos explicaram os trabalhos de forma resumida. Os doutorandos também realizaram visitas técnicas a empresas da região e criaram ações de comunicação para a valorização profissional.
Criação da Associação
No jantar de encerramento, ocorrido em 12 de novembro, a organização do evento premiou os grupos de estudantes que mais se destacaram no seminário. Durante o momento festivo, a coordenadora do Les Doctoriales Rio Grande do Sul, Ghissia Hauser, anunciou a criação da organização não governamental (ONG) Associação Les Doctoriales Brasil, que será responsável, a partir de 2016, pela gestão do programa homônimo. Ghissia agradeceu o empenho de todas as universidades e destacou, mais uma vez, a parceria da Ulbra que, através do reitor Marcos Fernando Ziemer, doou o logotipo oficial da Associação para que ela seja o símbolo dos trabalhos e projetos que serão realizados na área educacional da ONG.
Conforme a coordenadora do seminário, a criação da Associação também permitirá uma interação com os alunos que já passaram pelo evento, e que, daqui a pouco, estarão no mercado de trabalho e nas universidades. "A ideia é a gente ir acompanhando de perto e não abandonar o grupo após essa vivência tão intensa, com tantas coisas boas", destaca Ghissia. Sobre a marca Les Doctoriales, ela fez uma menção especial em seu discurso e chamou ao palco o reitor da Ulbra, Marcos Fernando Ziemer, para que juntos assinassem a doação oficial do logotipo da Associação Le Doctoriales Brasil, criada pela área de comunicação digital da Universidade.
Ziemer agradeceu a dedicação do setor de comunicação da Ulbra pela criação de todo o material e saudou a oportunidade de participar deste programa. "É um grande desafio trazer para as universidades o debate da inovação, a aproximação da academia com o mercado e com as empresas, isso é algo que nós temos discutido intensamente dentro da Ulbra. Queremos proporcionar aos estudantes, desde a graduação ao doutorado, essa oportunidade de um aprendizado criativo. Esse é o momento e a prova disso está nesse evento. Parabéns a todos que o organizaram, e que bom que temos a oportunidade de ter a continuidade. Fico feliz que estamos neste processo, novamente, e que se repitam tantos outros com a nova Associação que vem por aí", disse com entusiasmo. Também esteve presente no jantar, o diretor do campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito.
A Ulbra esteve representada no seminário através dos doutorandos Bruno Corrêa Bellagamba e Júlio Mateus de Melo Nascimento, das professoras Nádia Schröder, diretora de Pós-graduação e Pesquisa, e Ana Maria Pujol Vieira dos Santos, coordenadora de Pesquisa, da coordenadora da Assessoria de Imprensa e Relacionamento, Adriana Marques, e também da coordenadora de Comunicação Digital e Publicidade & Propaganda, Daniela Stiebe, do web designer Christian Ignácio da Silva e da assistente de Publicidade e Propaganda, Patrícia de Oliveira.
O Les Doctoriales Rio Grande do Sul tem o apoio da Fiergs, Sebrae, Capes, Procergs, Finep, L'Unam, Aliança Francesa, Consulado Geral da França em São Paulo, Vale dos Vinhedos e instituições de ensino superior com programas de pós-graduação no Estado.
Adriana Marques
Jornalista - MTb.: 8.354
Tags
Notícias relacionadas
-
13
MARProgramação nacional Ação Comunitária Integrada debate Violência e Direitos Humanos -
11
SETReforma Luterana Aulas Magnas apresentam a Reforma Luterana sob o viés da arte -
11
DEZPosse Pública Aelbra reconduz dirigentes do ensino superior para a gestão 2016-2019 -
23
SETTrabalhos acadêmicos Inscrições prorrogadas para evento de divulgação científica
Últimas notícias
-
21
NOVEM MANAUS ULBRA Celebrou o Dia da Consciência Negra com Painel e Roda de Capoeira -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVEducação interativa Curso de Enfermagem da ULBRA promove ação com estudantes da rede pública