Inclusão e Arte
II Semana da Pessoa Com Deficiência
Conscientização e reflexão sobre a pessoa com deficiência
No período de 24 a 28 de agosto uma programação diferenciada envolveu alunos e colaboradores da Universidade para momentos de reflexão e conscientização sobre a Pessoa com Deficiência.
Com o tema "Inclusão & Arte", durante 5 dias foram desenvolvidas pinturas lúdicas em parede, trilha experimental, simulação de multa e divulgação de atendimentos gratuitos oferecidos pela Policlínica Codajás.
Para a Coordenadora do Núcleo Organizacional de Apoio Psicopedagógico (NOAP) e organizadora do evento, Luciana Sjlender, esta atividade proporcionou uma experiência diferenciada, unindo duas programações: II Semana da Pessoa com Deficiência e Agosto Cultural.
"Unimos dois eventos com a finalidade de impactar nossos alunos. As atividades realizadas nesta semana do mês de agosto, em especial, a pintura na parede da artista plástica Hadna Abreu ficará como um marco na vida acadêmica dos alunos que estudam e os próximos que estudarem na Ulbra," disse ela.
Os acadêmicos tiveram a oportunidade de acompanhar todo o processo de construção da arte na parede, assim como a experiência de "sentir na pele" quais as dificuldades que uma pessoa com deficiência sofre diariamente através da trilha experimental. O momento envolveu reflexão, admiração e o compartilhamento de histórias e experiências sobre a temática.
"A experiência foi muito difícil. Coloquei-me no lugar de uma pessoa com deficiência e descobri a dificuldade que ela enfrenta diariamente. Estou mais sensibilizado em fazer a diferença e sempre estar disponível para ajudar," disse o acadêmico do curso de Enfermagem, Felipe Souza.
A programação também contou com a exposição de aparelhos gratuitos que são oferecidos no Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Policlínica Codajás para pessoas com deficiência.
O CER trabalha com casos de média e alta complexidade, oferecendo 4 módulos de atendimento: Estomizado, Auditivo, Visual e Ortopédico, juntamente com uma equipe multidisciplinar, composta por: Assistente Social, Psicólogo, Nutricionista, Ortopedista, Fisioterapeuta, Oftalmologista, Otorrinolaringologista, Técnico de Enfermagem e Proctologista.
"É muito importante a oportunidade de divulgarmos este atendimento dentro da universidade. Normalmente, a maioria das pessoas conhece alguém com deficiência que pode usufruir destes benefícios e assim, através do conhecimento podem propagar as informações" relatou a Assistente Social Ana Cristina Soares.
No último dia da programação, alunos enfrentaram uma trilha com obstáculos, além de preencherem questionários, "multa por infrações contra pessoas com deficiência", para identificar se cada cidadão respeita os direitos das pessoas que possuem alguma deficiência.
"O envolvimento dos acadêmicos foi ótimo. Através da trilha, eles perceberam que para quem possui deficiência a dificuldade está nas pequenas coisas. Os alunos terminavam a trilha e o questionário sensibilizados e agradecidos pela oportunidade de participarem da experiência," concluiu a coordenadora Luciana Sjlender.
Notícias relacionadas
-
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
26
DEZEsporte e educação Amazonas FC e Ulbra Manaus fecham patrocínio para 2025 -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema
Últimas notícias
-
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro -
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA