Pesquisa e Extensão
Livro do Projeto Ionosfera é entregue ao General do Exército
Resultados serão utilizados pelo Exército Brasileiro
Na manhã desta terça-feira (11), uma equipe do CEULM/ULBRA esteve no Comando Militar da Amazônia, localizado na Ponta Negra, para entregar um exemplar das pesquisas do Projeto Ionosfera e uma placa de honraria ao General do Exército Guilherme Cals Teóphilo Gaspar de Oliveira.
Participaram da visita o Reitor Valdemar Sjlender, o Professor Newton Lima e os alunos do curso de Engenharia Civil Abrahão Barros, Gilberto Carvalho e José Pinho, que também participam da pesquisa.
O livro "Uma breve observação da Ionosfera sobre Manaus com dados de GPS (2011-2012)", escrito pelo Físico e professor do CEULM/ULBRA Newton Lima, foi produzido através de pesquisas atmosféricas e contribuição de algumas entidades, entre elas, o Exército Brasileiro.
"Esta visita e entrega do livro com os resultados das Pesquisas do Projeto Ionosfera é um agradecimento pelo apoio do Exército Brasileiro durante a coleta de dados. É significativo dar honra para quem fez parte desta conquista", disse o físico.
O Reitor Valdemar Sjlender relatou que a ULBRA trabalha com pesquisa aplicável, com relevância social e que traz uma contribuição de acordo com a realidade local.
"O desenvolvimento da região se faz com o desenvolvimento das pessoas através da orientação, capacitação e conhecimento em diversas áreas que vai além da sala de aula. Nossa instituição tem um potencial muito grande na área da pesquisa e extensão, então é importante a busca por parcerias como a do Exército que já trabalha com projetos em prol da sociedade", disse o Reitor.
Na oportunidade o General do Exército Teóphilo Oliveira conheceu o histórico e o trabalho educacional desenvolvido pelo CEULM/ULBRA, além de compartilhar programas e o interesse de firmar parceria para desenvolver outros projetos para o Amazonas.
"O Exército está disposto para trabalhar em prol da Amazônia e é muito oportuno falar em educação, ainda mais, quando conhecemos uma universidade como a Ulbra que se preocupa em incentivar o aluno para fazer pesquisa. Estou admirado com o trabalho desta Instituição," comentou o General Teóphilo, agradecendo a visita e afirmando sobre a relevância de ganhar o livro que será utilizado durante ações de vigilância nas fronteiras do Estado.
O livro sobre as Pesquisas Atmosféricas será disponibilizado em breve para pesquisadores, estudantes e público em geral.
Projeto Ionosfera
O Projeto Ionosfera busca estudar o comportamento das ondas de gravidade e distúrbios viajantes, através de análise de ionogramas em períodos geomagneticamente calmos e perturbados do ciclo solar na ionosfera e atmosfera superior sobre a cidade de Manaus.
A pesquisa surgiu a partir da cooperação científica entre Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e a Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP-SJC), através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), representado por Paulo Roberto Fagundes.
Em breve o Projeto Ionosfera ganhará um novo laboratório que funcionará dentro da Casa Ecológica, equipado com instrumentos para realização de novas pesquisas científicas no campus do CEULM/ULBRA.
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro
Últimas notícias
-
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra