Telescópio Ecológico
Alunos constroemTelescópio Kepler 3A2R
Projeto envolveu alunos do curso de engenharia
Visualizar os detalhes da lua com um telescópio ecológico, esse é mais um projeto concluído pelos acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Química.
A idéia inicial seria montar um telescópio simples, mas a equipe de alunos resolveu estender o trabalho. Desde o mês de julho de 2014 os futuros engenheiros dedicaram tempo e a partir do conhecimento adquirido em sala de aula, orientações e pesquisas concretizaram o projeto do Telescópio Ecológico.
O idealizador e coordenador do projeto, professor Newton Lima, relata que a grandeza deste trabalho está na construção realizada por alunos que utilizaram materiais descartados e que oram reutilizados para a criação do telescópio.
"A grande vantagem do projeto constitui-se que o aluno se apropriou do método de como fazer não somente a teoria da sala de aula, mas a compreensão de como uma imagem se forma a partir da lente. O acadêmico assimila tanto o processo de formação quanto a prática e a aplicação. Pela proposta do trabalho ele foi concluído com elegância, mostrando que o aluno que observa uma idéia em sala de aula é capaz de transformá-la em realidade," disse o professor de física.
A princípio foram coletados os materiais para a construção do instrumento ocular: conexão de PVC, tubo de papelão, compensado, vidro comum, raio de moto, resto de porta e mecanismo giratório de máquina de lavar roupa.
Tudo foi feito a partir de pesquisas, somente as lentes que precisaram ser polidas em São Paulo, pelo especialista em produção de telescópio artesanal, Roberto Fornaciare.
Um dos integrantes da equipe, o acadêmico do 6º período de engenharia química, Robson Matos, comentou que o processo foi de bastante trabalho, mas que valeu a pena.
"Comprar um Telescópio seria mais fácil, porém a oportunidade de poder construí-lo, não teve preço. Pois é algo que você fez e que será útil, além da série de conhecimento que foi adquirido durante o processo. Depois de concluído e fazendo o primeiro teste foi uma sensação incrível," disse o futuro engenheiro.
O Telescópio foi nomeado como Kepler- astro semelhante à terra, localizado a 1.400 anos-luz - com a numeração 3A2R, que se refere as iniciais dos nomes de quem participou do projeto: Aline Nascimento, Abrahão Barros, Altemir Silva, Robson Tavares e Robson Calazães.
O Projeto realizado durante 1 ano foi lançado no dia 27 de julho, na semana que comemora os 100 anos da Teoria de Relatividade de Einstein. A experiência de utilizar o telescópio ocorreu na Casa Ecológica do Campus, durante 3 dias.
O projeto tem duas finalidades: construção e ensino, além de incentivar e despertar a curiosidade dos alunos do ensino fundamental e da comunidade como um todo.
O projeto Telescópio Ecológico também alcançará o interesse das pessoas para a parte científica que envolve resíduos sólidos e exemplificando que o lixo que seria descartado pode ser reutilizado.
"Esse projeto será disponibilizado para a comunidade em geral e futuramente ele poderá ir para outros lugares. Esse trabalho é inovador dentro e fora da universidade, pois a partir desse momento queremos incentivar e mostrar que qualquer pessoa pode construir um telescópio com materiais que são descartados no lixo," comentou Newton Lima.
>
Notícias relacionadas
-
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
26
DEZEsporte e educação Amazonas FC e Ulbra Manaus fecham patrocínio para 2025
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro