Projeto Ionosfera
Novos passos na pesquisa atmosférica sobre Manaus
Estudos são relevantes para toda a sociedade
Nesta sexta-feira (17), pesquisadores da área das ciências atmosférica e espacial reuniram-se com o reitor do Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA), Valdemar Sjlender, e o professor e engenheiro ambiental Alan Ferreira para iniciarem novas pesquisas do Projeto Ionosfera.
O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Alexandre Pimenta, que atua na parte física da alta atmosfera desenvolvendo pesquisas com atmosfera neutra e ionizada, disse que "a expansão do sistema na nossa região é importante, pois a localidade tem característica singular para este tipo de pesquisa. Além de entender como determinados fenômenos se comportam nesta região, também será uma maneira de difundir conhecimento para os estudantes".
A ULBRA apoia esta pesquisa, em Manaus, há mais de 10 anos e a parceria oferece palestras e pesquisas aos alunos interessados pelo assunto em questão.
O professor da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP-SJC) em São José dos Campos (SP), Paulo Fagundes, faz parte do grupo de pesquisadores e avalia a parceria com o CEULM/ULBRA como sendo relevante para acadêmicos e de interesse para toda a sociedade. "Essa parceria tem contribuído bastante nos nossos projetos, vários alunos já realizaram trabalho de conclusão de curso a partir dos dados coletados através deste projeto. Nosso principal objetivo é desenvolver pesquisa e estabelecer relação com os futuros profissionais," comentou o professor.
Projeto Ionosfera
O Projeto Ionosfera busca estudar o comportamento das ondas de gravidade e distúrbios viajantes, através de análise de ionogramas em períodos geomagneticamente calmos e perturbados do ciclo solar na ionosfera e atmosfera superior sobre a cidade de Manaus.
A pesquisa surgiu a partir da cooperação científica entre Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e a Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP-SJC), através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), representado por Paulo Roberto Fagundes.
Em breve o Projeto Ionosfera ganhará um novo laboratório que funcionará dentro da Casa Ecológica, equipado com instrumentos para realização de novas pesquisas científicas no campus do CEULM/ULBRA.
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro
Últimas notícias
-
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra