Talento acadêmico da nossa Universidade
Neste sábado (14) é comemorado o Dia Nacional da Poesia, criado em 1847, para expandir a poesia e a linguagem literária, e homenagear um dos maiores poetas do nosso país, Antônio Frederico de Castro Alves.
Entre vários poetas, temos os anônimos, que escrevem belas poesias no silêncio de um quarto, sem ter a oportunidade de revelar tal dom. Por isso, hoje, escolhemos um aluno de nossa Universidade que é poeta e ama deitar sobre páginas em branco diversas emoções e momentos vividos.
Nascido em Parintins, Leonardo Cardoso Abecassis de 65 anos, trabalha como instrutor de autoescola e é finalista do Curso de Direito da ULBRA. Entre suas responsabilidades, sempre encontra uma maneira de fazer o que ama: escrever poesias.
Desde criança sempre gostou de rabiscar o que habitava na alma de poeta. Casado e pai de três filhos, Leonardo Abecassis, sempre trabalhou para prover o melhor a sua família. Após a morte de dois filhos formados profissionalmente, decidiu iniciar a vida acadêmica para prestar uma homenagem.
"Após minha grande perda, decidi buscar conhecimento e estudar. Mas quando entrei na ULBRA, minha vida mudou. Aqui é o lugar onde encontrei alimento para meu desenvolvimento cultural. Neste ambiente, obtenho força e coragem para alcançar meu objetivo. Encontro refúgio nos professores e amigos que me tratam com tanto carinho", disse ele.
São muitas poesias escritas pelo acadêmico de Direito; algumas com temas regionais, outras sobre o cotidiano amazonense e também, as que descrevem a gratidão e o amor do futuro advogado pela ULBRA.
"A bondade, o amor, o companheirismo e a dedicação dos professores é algo que me encanta, que marcou e marca minha vida. São esses sentimentos que impulsionam meu ser e promovem inspiração para escrever", disse o poeta Leonardo.
Este poeta parintinense está preparando o lançamento de um livro com as poesias que escreve desde menino. O evento está previsto para primeiro semestre de 2015. E enquanto aguardamos a primeira edição desse talento da ULBRA , destacamos uma poesia inspirada em nossa Universidade:
ULBRA, glória da minha selvaVejam bem povo do globo terrestre O que foi edificado, nas entranhas da selva amazônica. Com todos os esplendores e raios da educação e da sabedoria Infinitamente silvestre. Vejam nações do mundo civilizado O nosso maior encanto, aqui semeado Verdadeira glória de encantos mil Dentro da selva de nosso imenso Brasil. É o sonho realizado de nossos antepassados Nesta cidade, está a majestosa Universidade Luterana É na realidade, o nosso verdadeiro Eldorado. Hoje o berço da selva e o maior manancial de água doce do mundo Estão bem servidos, imbuído no seu sonho mais profundo. A razão da vida, de ser vida, agora é realidade, A educação que já começa a dar seus frutos, em nossa bela cidade. Aqui nossas crianças, nossos jovens caboclos estudantes Serão brevemente verdadeiros homens de verdade. Ulbra do meu coração e de minha vida, vai avante! Parabéns Manaus, parabéns por esta verdadeira Universidade Muito obrigado por esta grande verdade Obrigado meu amor juvenil A tua existência faz parte da selva de meu Brasil!
Notícias relacionadas
-
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País
Últimas notícias
-
26
DEZEsporte e educação Amazonas FC e Ulbra Manaus fecham patrocínio para 2025 -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras