ULBRA Manaus é finalista do Prêmio Santander Universidades
Casa Ecológica concorre na categoria Ciência e Inovação
A ULBRA Manaus é um dos três finalistas na categoria Indústria do Prêmio Santander de Ciência e Inovação, com o Projeto Casa Ecológica. No dia 5 de novembro, o diretor da ULBRA Manaus, Valdemar Sjlender, juntamente com o coordenador do projeto, professor Newton Silva de Lima, representarão a instituição na cerimônia nacional de entrega do prêmio, em São Paulo-SP, onde será revelado o ganhador.
O diretor geral do Centro Universitário ressalta que a indicação para receber a premiação é um incentivo à continuidade do trabalho realizado pelo o corpo docente e discente da Instituição. "Buscamos colocar o Centro Universitário como protagonista educacional no Amazonas. Reconhecimentos, como este do Prêmio Santander, nos mostram que estamos no caminho certo", afirma.
Logo que tomaram conhecimento da seleção para a premiação, Sjlender e Lima, comunicaram a classificação para acadêmicos e professores dos cursos envolvidos. Alunos de sete graduações participam do projeto: Arquitetura, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química. "Eles ficaram muito felizes e animados com o reconhecimento. Houve várias manifestações, reconhecendo o bom momento que a ULBRA Manaus está vivendo, com incentivo ao aprendizado de qualidade e integração entre estudantes, docentes e gestores", comemora o diretor.
O Projeto
A Casa Ecológica - Consiste na elaboração e construção de uma casa feita com materiais reaproveitados de resíduos sólidos, está sendo construída no campus universitário, sob coordenação do professor pesquisador Newton Silva de Lima. Todo o material utilizado no projeto é sustentável e resultado de pesquisas feitas por 40 alunos da Instituição, e os professores Alan Ferreira, Olavo Braga, Fernando Fernandes e Lourival de Paula. Os tijolos, por exemplo, foram feitos a partir de garrafas PET, o telhado é composto de madeira revestida de Tetra Pak e o piso - granito verde - é feito de resíduos de vidro. O projeto arquitetônico é do arquiteto egresso da instituição Alan Kardec, atualmente ele também é aluno de Engenharia Civil. O local é utilizado para a realização de atividades extracurriculares e para colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Notícias relacionadas
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024
Últimas notícias
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
26
DEZEsporte e educação Amazonas FC e Ulbra Manaus fecham patrocínio para 2025 -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal