Terapia Intensiva da Alegria (T.I.A.)

O objetivo geral do projeto é desenvolver aprendizagens coletivas do brincar, como atividade de socialização das crianças nas zonas urbanas da cidade de Manaus. Os objetivos acadêmicos são desenvolver habilidades emocionais, cognitivas psicomotoras com a utilização de brinquedos e brincadeiras com crianças; desenvolver competências teórico-práticas de acordo com os componentes curriculares do curso de Enfermagem, como saúde da criança e do adolescente; saúde coletiva; urgência e emergência; pesquisa em enfermagem e nutrição. Também são objetivos acadêmicos criar um ambiente propício ao processo de ação-reflexão-ação relacionado à promoção do cuidado por meio do brincar. A população beneficiada são crianças, pais e ou responsáveis legais da comunidade do entorno do campus do CEUL/ULBRA, como hospitais, abrigos e associações e acadêmicos.

A mobilização dos participantes será realizada pela ação de representantes comunitários, institucionais, discentes e docentes junto às comunidades, quando em reuniões comunitárias os pais e/ou responsáveis legais das crianças serão informados sobre os seus objetivos do projeto e a metodologia a ser utilizada. Os acadêmicos selecionados participam da exposição de vídeos explicativos sobre os cuidados que se deve ter para uma boa saúde nas ambiências na qual a criança está inserida (família, escola, hospitais e comunidades); realizam triagem, verificam, entre outros itens, o peso, pressão arterial e taxa de glicose; realizam brincadeiras educativas; distribuição de brindes; distribuição de lanches; atender as demandas solicitadas pelas instituições.

Ao final do projeto as ações serão avaliadas pelos discentes, docentes e participantes das comunidades, de modo a obter as diferentes visões sobre os trabalhos realizados. Será elaborado relatório, juntamente com os professores, para historicizar as atividades e as aprendizagens ocorridas e, de posse dos relatórios finais, cada grupo de discentes coordenado por um docente apresentará a sua visão das atividades. Dessa forma, após todos os grupos terem apresentado suas perspectivas, será feita a discussão entre os grupos. E assim, a coordenação geral do projeto terá subsídios para elaborar um relatório geral do desempenho dos grupos e o atingimento dos objetivos previstos no projeto. Tem como relevância social a consolidação do estatuto da criança e do adolescente e a inserção de práticas lúdicas em diferentes cenários.

Acompanhe-nos nas redes sociais

Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Blog

Não encontrou o que procura?