Terapia Intensiva da Alegria (T.I.A.)
O objetivo geral do projeto é desenvolver aprendizagens coletivas do brincar, como atividade de socialização das crianças nas zonas urbanas da cidade de Manaus. Os objetivos acadêmicos são desenvolver habilidades emocionais, cognitivas psicomotoras com a utilização de brinquedos e brincadeiras com crianças; desenvolver competências teórico-práticas de acordo com os componentes curriculares do curso de Enfermagem, como saúde da criança e do adolescente; saúde coletiva; urgência e emergência; pesquisa em enfermagem e nutrição. Também são objetivos acadêmicos criar um ambiente propício ao processo de ação-reflexão-ação relacionado à promoção do cuidado por meio do brincar. A população beneficiada são crianças, pais e ou responsáveis legais da comunidade do entorno do campus do CEUL/ULBRA, como hospitais, abrigos e associações e acadêmicos.
A mobilização dos participantes será realizada pela ação de representantes comunitários, institucionais, discentes e docentes junto às comunidades, quando em reuniões comunitárias os pais e/ou responsáveis legais das crianças serão informados sobre os seus objetivos do projeto e a metodologia a ser utilizada. Os acadêmicos selecionados participam da exposição de vídeos explicativos sobre os cuidados que se deve ter para uma boa saúde nas ambiências na qual a criança está inserida (família, escola, hospitais e comunidades); realizam triagem, verificam, entre outros itens, o peso, pressão arterial e taxa de glicose; realizam brincadeiras educativas; distribuição de brindes; distribuição de lanches; atender as demandas solicitadas pelas instituições.
Ao final do projeto as ações serão avaliadas pelos discentes, docentes e participantes das comunidades, de modo a obter as diferentes visões sobre os trabalhos realizados. Será elaborado relatório, juntamente com os professores, para historicizar as atividades e as aprendizagens ocorridas e, de posse dos relatórios finais, cada grupo de discentes coordenado por um docente apresentará a sua visão das atividades. Dessa forma, após todos os grupos terem apresentado suas perspectivas, será feita a discussão entre os grupos. E assim, a coordenação geral do projeto terá subsídios para elaborar um relatório geral do desempenho dos grupos e o atingimento dos objetivos previstos no projeto. Tem como relevância social a consolidação do estatuto da criança e do adolescente e a inserção de práticas lúdicas em diferentes cenários.