CEULM/Ulbra Escola
O projeto abre espaço para a troca de experiências e saberes entre acadêmicos do Centro Universitário e a comunidade, contribuindo para a sua formação humana e profissional. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação, construída conjuntamente com professores, gestores e familiares dos estudantes de ensino médio e fundamental das escolas públicas da região de Manaus. A partir de diagnósticos socioeconômicos das comunidades escolares são programadas palestras, oficinas, atividades extraclasses, ações sociais e eventos técnico-científicos que requerem conhecimentos de componentes curriculares já estudados pelos discentes.
As ações propostas pelo projeto são palestras sobre prevenção e promoção à saúde; prevenção contra a violência e o abuso sexual de crianças e adolescentes; visitas dos estudantes ao CEULM/ULBRA para conhecer o ambiente de formação de ensino superior e palestra sobre orientação profissional. As ações são realizadas em dias variados, mas preferencialmente na segunda-feira, das 7h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados pela manhã.
Os resultados quali-quantitativos elencam: elevação dointeresse dos alunos em dar continuidade aos seus estudos com o ingresso em um curso superior; atendimento de público participante de aproximadamente 800 jovens estudantes do terceiro ano do ensino médio; compromisso crescente de discentes, coordenadores, professores do CEULM/ULBRA e das escolas da rede pública de ensino médio de Manaus; conscientização sobre abuso sexual infantil; orientação escolha profissional; aumento da participação de discentes dos cursos de direito, enfermagem, psicologia, arquitetura, administração, logística.
O projeto tem relevância social porque incentiva a redução do nível de vulnerabilidade socialde estudantes do ensino médio e fundamental e integração dos mesmos com suas famílias que apoiam a formação humana e profissional desses jovens.