Milcíades Alves de Almeida
Educação de Qualidade e Empregabilidade
Aliar teoria e a prática, focando no mercado de trabalho
No Instituto Luterano de Ensino Superior de Porto Velho, a comunidade acadêmica trabalha focada no Mercado de Trabalho. Nas suas atividades do cotidiano, buscam sempre aliar a teoria com a prática, de maneira a gerar conhecimento de qualidade e assim formar profissionais preparados para atuar. É por isso que, desde 2012, o lema que guia a equipe do ILES ULBRA Porto Velho é “Educação de Qualidade e Empregabilidade”.
Para falar sobre isso, e do papel que a Instituição desenvolve no Estado de Rondônia, do comprometimento com a responsabilidade social do cidadão, está o diretor-geral Milcíades Alves de Almeida. Confira abaixo a sua entrevista completa.
Qual é o papel que o Instituto Luterano de Ensino Superior de Porto Velho desempenha na região?
Esta unidade iniciou suas atividades em agosto de 2001, consolidando Rondônia como o primeiro estado das regiões Norte e Centro-Oeste a ter duas unidades da ULBRA, sendo a primeira em Ji-Paraná (1986). Nestes quase 12 anos de funcionamento em Porto Velho, a Instituição desempenha um papel importante na formação profissional dos seus alunos, aliada à nossa filosofia de educação baseada na ética e nos princípio cristão, proporcionando uma responsabilidade técnica e social e influenciando positivamente a sociedade da região.
Quais são os maiores desafios do ILES Porto Velho na Região Norte do Brasil nesse momento da história da ULBRA?
Os maiores desafios da Instituição são a manutenção e o aumento do nível de qualidade da educação superior, além do crescimento do número de alunos e cursos. Principalmente na modalidade de EAD, que já teve em 2008 mais de mil alunos ligados ao polo de Porto Velho, assim como a consolidação dos cursos de pós-graduação lato sensu. Desta forma, continuamos contribuindo com o desenvolvimento da região.
Aproximadamente, qual é o número de pessoas, considerando professores, alunos, funcionários e fornecedores que estão envolvidos com a rotina do Instituto semanalmente?
São mais de 1.5 mil pessoas envolvidas com a rotina da Instituição, sendo mais de 105 funcionários entre professores e técnico-administrativos; aproximadamente 1.3 mil alunos, 1.1 mil da graduação presencial, mais de 100 na graduação a Distância e cerca de 40 na pós-graduação. Além de dezenas de fornecedores e prestadores de serviço.
Quantos cursos da Ulbra estão em funcionamento em Porto Velho neste ano de 2013?
São seis cursos de graduação: Administração, Direito, Educação Física, Psicologia, Sistemas de Informação e Sistemas Elétricos. Foi protocolado no MEC, o pedido de autorização do curso de Engenharia Elétrica, que deve constar no vestibular do final do ano. Além dos cursos de graduação, temos um curso de pós-graduação em Eficiência Energética em funcionamento e estamos preparando a oferta para seis novos cursos de pós para 2013-2.
Qual é o lema orientador do Instituto Luterano de Ensino Superior de Porto Velho no seu dia-a-dia?
Desde 2012, nosso lema é “Educação de Qualidade e Empregabilidade”, buscando aliar a teoria e a prática de maneira a formar um profissional muito bem preparado para o mercado de trabalho, sem esquecer o comprometimento com a responsabilidade social do cidadão, com base nos princípios éticos e cristãos da nossa confessionalidade.
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI -
10
OUTSob nova gestão Adriano Chiarani toma posse como novo reitor da Ulbra RS