ULBRA NA EXPOINTER 2024
Inteligência artificial é realidade e impõe avanços no agronegócio
Parcerias com empresas permitem que alunos da Ulbra explorem inovações
A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) reforça seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento tecnológico ao participar da Expointer 2024, uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina. Este ano, a instituição destaca-se por sua ênfase na aplicação da Inteligência Artificial (IA) no agronegócio, oferecendo aos seus alunos a oportunidade de vivenciar na prática as mais recentes inovações e tecnologias do setor. Em parceria com grandes empresas como WEG, Hidro Sistemas, Mitsubishi e Agco, a Ulbra está proporcionando visitas técnicas onde os estudantes exploram os avanços da IA na agricultura e na pecuária.
O professor Jean Soares, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Ulbra, destaca a importância do uso da IA em várias frentes do agronegócio, como sensores e monitoramento remoto, diagnóstico e prognóstico, melhoramento genético, automação de alimentação e manejo, além de big data e análise de dados. "A inteligência artificial está transformando o agronegócio, tornando os processos mais eficientes e precisos. Nossa missão é preparar os alunos para essa realidade, permitindo que eles estejam à frente em um mercado cada vez mais competitivo", afirma Soares.
Integração e empresas
Outro ponto alto da participação da Ulbra na Expointer é a integração dos alunos com as empresas parceiras. Fernando Pfeifer, coordenador do curso de Agronomia, destaca que essas parcerias são essenciais para a formação dos futuros profissionais. "As visitas técnicas e a interação com empresas como a AGCO, WEG e outras gigantes do setor, permitem aos nossos alunos vivenciarem de perto as soluções inovadoras que estão sendo aplicadas no campo. Esse contato direto é fundamental para que eles compreendam as exigências do mercado e se tornem profissionais completos", diz Pfeifer.
O professor Eduardo Eidt, que atua tanto nas Engenharias quanto na Agronomia da Ulbra, reforça a importância de preparar os alunos para os desafios do futuro. "O professor deve sempre dar condições aos seus alunos de evoluírem e estarem à frente de seu tempo. Essas atitudes impactam e fazem diferença para o resto da vida dos estudantes. Aprender a aprender, a enfrentar desafios e superar expectativas são competências que promovem a empregabilidade e melhoram a qualidade de vida dos nossos alunos e de suas famílias", afirma Eidt.
Várias vantagens
Eidt também ressalta que a inteligência artificial no agronegócio precisa da inteligência humana e de profissionais de excelência. "As empresas parceiras, na essência da palavra, contribuem de forma privada para essa formação. Todos os envolvidos só têm a ganhar: mais alunos, mais profissionais capacitados para o mercado. O profissional formado nesta parceria tem várias vantagens, mas a principal é estar mais preparado para a atuação profissional direta. O profissional do futuro é tecnológico, rápido, direto, preocupado com o planeta, o meio ambiente e a sociedade", enfatiza.
Um exemplo concreto desse sucesso é Marcelo Faleiro, gerente de Engenharia de Produtos da AGCO, e ex-aluno da Engenharia Mecânica da Ulbra. Hoje, ele representa a AGCO, uma das principais parceiras da Ulbra na Expointer, reforçando o impacto positivo dessas colaborações na formação de profissionais de destaque no mercado.
Com uma abordagem que une teoria e prática, a Ulbra reafirma sua posição como uma das principais instituições de ensino no Brasil, comprometida com a formação de profissionais preparados para liderar a transformação tecnológica no agronegócio.
Marcelo Miranda
Assessoria de Comunicação Ulbra
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI -
10
OUTSob nova gestão Adriano Chiarani toma posse como novo reitor da Ulbra RS