CÃES E GATOS EM ABRIGOS
Ulbra vai auxiliar Estado na castração de animais
Canoas é a cidade com o maior número de animais abrigados no RS
A maioria dos cães e gatos abrigados no Rio Grande do Sul em razão das enchentes está no município de Canoas. São 8.141 animais em 71 locais. Isso representa 43,13% dos 18.873 bichos que estão em abrigos em todo o Estado. Diante desta realidade, a Ulbra já está comprometida em realizar, no Hospital Veterinário, o maior número possível de castrações. "Faremos todo o esforço necessário, empenhando nossa estrutura física e de profissionais. O objetivo é nobre: a saúde e o bem-estar dos animais vítimas da enchente", garante o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Ulbra Canoas, Jean Carlos dos Reis Soares.
A Ulbra faz parte do Plano de Ações de Resposta à Fauna, do governo do Estado, que propõe a articulação entre as esferas municipal, estadual e federal e o terceiro setor. O projeto também define atividades, competências e responsabilidades na assistência a animais em situações de calamidade pública.
Controle populacional
"O governo convidou algumas universidades, incluindo a Ulbra, para apresentar um projeto estratégico de Controle Populacional Ético de Cães e Gatos. A proposta será financiada pelo Ministério Público, que custeará as despesas", explica Jean. "Já estamos alinhando com nossos profissionais para planejar nossa participação, encaixando-a na rotina no Hospital Veterinário", complementa.
Desde o início, a Ulbra, por meio do curso de Medicina Veterinária e do Hospital Veterinário, mostrou-se favorável à iniciativa. "Esta é uma grande oportunidade para controlar a reprodução indesejada de animais, reduzir a proliferação de doenças, facilitar o manejo nos abrigos e promover a adoção. Em resumo, o projeto é muito importante", enfatiza o coordenador.
Suporte aos municípios
O governo do Estado, por meio do Gabinete de Projetos Especiais do Vice-Governador e da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), lançou o projeto no último dia 31 de maio. O Gabinete de Coordenação de Resposta à Fauna (GCRF), composto por membros do governo e do Grupo de Resposta a Animais em Desastres (Grad), com apoio de voluntários da Arcanimal, lidera os trabalhos. Desde então, o GCRF auxilia nos salvamentos de animais ilhados e presta suporte aos municípios para a gestão de abrigos.
O projeto integra o Plano Rio Grande, um programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática do Estado, que visa planejar, coordenar e executar ações para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais da enchente histórica.
SAIBA MAIS
Os números
RS tem 18.873 animais abrigados em 346 locais
Canoas
8.141 animais abrigados
7.469 cachorros - 21 abrigos
616 gatos - 11 abrigos
6 aves - 3 abrigos
50 animais não especificados - 2 abrigos
Porto Alegre
4.601 animais abrigados - 157 locais
São Leopoldo
1.101 animais - nove abrigos
Novo Hamburgo
847 animais - 13 abrigos
Fonte: Governo do Estado -- Plataforma de Acompanhamento de Abrigos para Animais
Marcelo Miranda
Jornalista -- MTb. 6824
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI -
10
OUTSob nova gestão Adriano Chiarani toma posse como novo reitor da Ulbra RS