Egresso
Egresso de Gestão da Produção Industrial faz mestrado em Lisboa
Mateus Siqueira cursa Gestão e Empreendedorismo no ISCAL
O objetivo de cursar uma pós-graduação é meta de muitos acadêmicos e realizá-la no exterior envolve outros processos que demandam persistência e dedicação. Mateus Siqueira, egresso de Gestão da Produção Industrial EaD da ULBRA, sempre quis estudar fora do Brasil, mas precisou adiar essa meta por algum tempo. Concluída a graduação e uma especialização, percebeu que era a hora do sonho:
"Acabei encontrando algumas matérias e blogs que falavam sobre cursar mestrado em Portugal e vi que era uma boa oportunidade de juntar a ideia de estudar fora do Brasil com o mestrado. Em Portugal, todos os mestrados são pagos, inclusive em escolas públicas (meu caso), mas Portugal oferece desconto de 50% para membros dos países da CPLP (Comunidade dos países da língua portuguesa)", relata.
Em 2023, Mateus ingressou no mestrado em Gestão e Empreendedorismo no Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAL), de Lisboa, porém levou um tempo para definir o curso:
"Pesquisei várias universidades e politécnicos, procurei o calendário acadêmico, filtrei os mestrados que tinham aulas à noite, por cursos do meu interesse e iniciei o processo. Foi necessário enviar apostilado todos os diplomas: graduação, pós-graduação e histórico. Tive que enviar uma carta de motivação e uma carta de recomendação", explica.
A atuação profissional auxiliou na escolha da pós-graduação:
"Eu trabalhei por dez anos em uma empresa em Novo Hamburgo e depois fui para uma de consultoria. Como consultor eu atuei por três meses, durante esse período descobri que tinha sido aprovado no mestrado e vim para Portugal. Hoje, presto serviço como analista de BI para essa empresa na qual eu trabalhei por dez anos", observa.
Além da Gestão de Produção Industrial, Mateus Siqueira cursou um MBE em Engenharia de Produção na ULBRA. Essa base foi fundamental para os estudos em Portugal:
"A graduação e a pós-graduação na ULBRA já tinham um papel muito importante na minha vida profissional, antes mesmo de vir para Portugal. Eu trabalhei com assuntos correlacionados das minhas formações durante todo o período em que atuei nas duas empresas. A formação combinada com a experiência profissional foram dois fatores fundamentais para ser selecionado no mestrado e conseguir uma das vagas. Como o Mestrado é na maior parte sobre Gestão, então está sendo muito importante trazer alguns assuntos relacionados à gestão industrial para debates em sala de aula", salienta.
O coordenador do curso de Gestão da Produção Industrial e Engenharia de Produção da ULBRA, professor Daniel Fonseca da Luz reforça a importância da formação na universidade:
"Acredito que o papel de um professor é o de fazer com que o aluno teste seus limites e seja cada vez melhor. A função fundamental da educação é ajudar o aluno a ampliar horizontes e que este seja agente de transformação de si e de sua comunidade. Estamos orgulhosos do Mateus, assim como todos nossos egressos que constroem um caminho de evolução profissional e pessoal", destaca o prof. Daniel.
Mateus explicou também que, mesmo morando em Portugal, está exercitaNDO muito a Língua Inglesa. Lisboa também uma cidade que recebe muitos eventos corporativos, o que complementa a formação.
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI -
10
OUTSob nova gestão Adriano Chiarani toma posse como novo reitor da Ulbra RS