A Batalha das Engenharias
Desafios das Engenharias: Bombástico e Robocano
A Batalha das Engenharias
A Batalha das Engenharias -- Edição 2018 é um projeto desenvolvido pelos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e ULBRATECH do ILES/ULBRA, juntamente com o corpo docente e discente. O desafio é um recurso didático interativo que instiga a competitividade, trabalho em equipe, liderança e conceitos teóricos aplicados na prática. Tendo isso em vista foi realizada a segunda edição de uma competição que consiste em desenvolver conceitos acadêmicos de forma inovadora e participativa.
O Projeto estendeu-se entre os dias 03 a 05 de Maio nas dependências do ILES/ULBRA Itumbiara.
O I DESAFIO BOMBÁSTICO -- Edição 2018 é um projeto desenvolvido pelos Cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção, juntamente com os professores responsáveis pelas disciplinas de Fenômenos de Transporte (Prof. Antônio Ricardo Andrade Bozolla) Projeto de Sistemas Hidráulicos e Projetos de Sistemas de Abastecimento de Água (Prof. Plínio Pires) que tem como objetivo testar a habilidade dos competidores no desenvolvimento de métodos construtivos e na produção de sistemas hidráulicos de bombeamento.
O I DESAFIO DO ROBOCANO -- Edição 2018 é um projeto desenvolvido pelos Cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção, juntamente com os professores responsáveis pelas disciplinas de Sistemas de Produção I (Profa. Lissandra Andréa Tomaszewski), Sistemas de Produção II e Planejamento e Controle da Produção (Prof. Frederico Celestino Barbosa) e Gestão Tecnológica II (Prof. Roberto) que tem como objetivo testar a habilidade dos competidores ao propor a simulação de um processo real a partir de um produto fictício na montagem de um robô com conexões de PVC, normalmente utilizadas em instalações hidráulicas, para simular operações de montagem que são comuns na indústria. Este método de ensino, proposto por Santos, Gohr e Vieira Jr. (2013), segue a lógica dos modelos de educação cooperativa e colaborativa e foi desenvolvido em uma abordagem de pesquisa-ação, uma vez que as atividades propostas foram testadas e aperfeiçoadas durante as aplicações feitas em laboratórios de ensino.
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI -
10
OUTSob nova gestão Adriano Chiarani toma posse como novo reitor da Ulbra RS