Orquestra
Apresentação Orquestra de Câmara da ULBRA
Em comemorando ao Dia do Rock
Confira a belíssima apresentação da Orquestra de Câmara da ULBRA no Theatro São Pedro, na ultima quarta-feira (13) na Ulbra Canoas com tema do concerto Especial 'Queen', comemorando o Dia do Rock apresentando um repertório inteiro dedicado à obra de uma das mais importantes bandas da história.
O espetáculo ainda teve a participação do baterista Lucas Kinoshita (integrante da Trem Imperial) e do guitarrista Angelo Primon..
A Orquestra de Câmara da ULBRA foi criada em julho de 1996, com o intuito de somar-se às iniciativas da universidade nas áreas da cultura e dos programas comunitários. Desde então, a Orquestra desenvolve vários projetos: Concertos da Temporada, Concertos Populares, Música nos Campi e apresentações em eventos culturais. Tem como principal objetivo manter a excelência da execução e o alto nível de acabamento musical. Como reconhecimento deste trabalho, o grupo tem sido considerado, pela crítica especializada, uma das melhores orquestras de câmara do Brasil.
Na série Concertos da Temporada, realizados mensalmente, a Orquestra já contou com a participação de solistas de renome internacional como o contrabaixista Michinori Bunya (Alemanha/Japão), o flautista Felix Renggli (Suíça), o clarinetista Gary Dranch (EUA), o trompetista André Henry (França), o violinista Lavard Skou-Larsen (Áustria), os violonistas Eduardo Castañera e Daniel Wolff, o violoncelista Romain Garrioud(França), o oboísta Luis Carlos Justi(RJ), o pianista Ney Fialkow e o violinista Cármelo de Los Santos, pianista Alexandre Dossin(Brasil/EUA), o violinista François Sochard(França), o compositor e instrumentista Egberto Gismonti(Brasil), o contra-tenor Paulo Mestre(Brasil), os cravistas Marcelo Fagerlande, Rosana Lanzelotte e Marcos Holler (Brasil) entre outros.
No repertório da Orquestra de Câmara da ULBRA constam as principais obras de música erudita compostas para instrumentos de cordas, abrangendo do período barroco até o contemporâneo. Outras vertentes importantes do trabalho deste conjunto são a música latino-americana e a música brasileira, sendo esta motivo de freqüente pesquisa e inclusão de novas obras ou lançamento de novos compositores na sua programação. O grupo é responsável pela estréia de diversas peças originais e arranjos especialmente compostas para o mesmo.
Em turnê pela Argentina, no ano de 2006, o conjunto recebeu do jornal La Nación crítica extremamente positiva destacando que a orquestra "alcançou um nível de excelência a serviço do repertório clássico e da frondosa literatura musical do país irmão(Brasil)", e sintetiza :"Nuestra opinión: excelente".
A Orquestra de Câmara da ULBRA realiza, anualmente, 30 concertos, cobrindo diversos eventos em nosso estado, atraindo diretamente mais de 30 mil pessoas. Em março de 2006 seu CD foi premiado com o Troféu Açorianos de melhor interprete de música instrumental.
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI -
10
OUTSob nova gestão Adriano Chiarani toma posse como novo reitor da Ulbra RS