ENADE
Ulbra se prepara para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes
Processo de aprendizagem e desempenho acadêmico serão avaliados
As inscrições para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizadas pelas Instituições de Ensino Superior, começam nesta quarta-feira, 6 de julho. A participação dos estudantes no Exame é obrigatória e a situação de regularidade do aluno deve constar em seu histórico escolar. De acordo com o MEC, a não participação dos acadêmicos selecionados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep) impedirá a colação de grau e a emissão do diploma. A prova será realizada no dia 20 de novembro, às 13h.
Devem participar do Enade: formandos das modalidades de educação presencial e a distância; quem cursa bacharelado com previsão de formatura em julho de 2017 ou que tenha cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do curso até 31 de agosto deste ano; dos cursos Superiores de Tecnologia, quem se forma em dezembro de 2016 ou tenha cumprido 75% ou mais da carga horária mínima do curso até 31 de agosto. No período de 20 de outubro a 20 de novembro, o estudante selecionado no site do Inep deve preencher o Questionário do Estudante, que é obrigatório, sendo imprescindível para a realização da prova.
Acesse aqui para conhecer o passo a passo do Enade Ulbra 2016
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. A avaliação integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), processo de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil. Por isso, uma boa nota valoriza o diploma e o conceito do curso de graduação no mercado de trabalho.
Anualmente, o Enade aplica o exame para áreas distintas. Em 2016, serão avaliados os cursos de bacharelado em Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Serviço Social, e também Cursos Superiores de Tecnologia em Agronegócio, Estética e Cosmética e Gestão Ambiental.
Notícias relacionadas
-
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra