Academia
ILES/ULBRA Itumbiara presente na 100º Academia Brasileira de Ciências
Academia Brasileira de Ciências (ABC) comemora seu Centenário
O evento 100ª Academia Brasileira de Ciências foi promovido pela FAPEG e o ILES recebeu um convite especial para participação.
Em 2016, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) comemora seu Centenário, um marco histórico da ciência brasileira, que será celebrado na Reunião Magna da entidade, no Rio de Janeiro, entre os dias 4 a 6 de maio de 2016. Antecipando a Reunião Magna, que irá discutir em uma das suas sessões a "Segurança Alimentar Sustentável", será realizado em Goiânia, nos dias 18 e 19 de abril de 2016, uma Reunião especialmente dedicada aos avanços da pesquisa brasileira no campo da agricultura, frente aos desafios da produção de alimentos atendendo ao Acordo de Paris -- COP 21. O evento alia o reconhecimento da relevância do papel do Centro-Oeste brasileiro para o enfrentamento do desafio da segurança alimentar global com sustentabilidade.
A iniciativa é da Vice-presidência Minas Centro-Oeste da ABC e conta com a correalização das Fundações de Amparo à Pesquisa de Goiás (FAPEG), Distrito Federal (FAPDF), Mato Grosso (FAPEMAT), Mato Grosso do Sul (FUNDECT) e Minas Gerais (FAPEMIG), além do apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e do Governo de Goiás, tendo como tema: "A Pesquisa na Agricultura: implicações para a sustentabilidade e a segurança alimentar global"
As apresentações e debates enfatizarão a contribuição da pesquisa científica e tecnológica que colocou o Brasil na condição atual de grande produtor de alimentos e de fibras. Estes estudos são e serão ainda mais determinantes para fazer frente aos desafios da sustentabilidade na era pós o Acordo de Paris -- COP 21 e continuar contribuindo decisivamente para a segurança alimentar global.
Com abordagens críticas sobre o presente e o futuro da pesquisa serão discutidas questões estratégicas para o setor. Serão destacados, ainda, os gargalos da agricultura brasileira e o papel da pesquisa científica, tecnológica, e de inovação nas áreas da produção de grãos, produção animal e da genética e no melhoramento de animais e plantas.
Participaram do evento os Profs. André Gusson, Carlos André, Narcisa Soares, Rodrigo Moreira, Wesley Borges e a Coord. Acadêmica Nara Rúbia.
Ainda durante o evento em comemoração ao Centenário da Academia Brasileira de Ciências em Goiás, o Prof. e Gestor do Ulbratech Itumbiara, Carlos André Gonçalves, esteve ao lado da presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (FAPEG), Dra. Maria Zaíra Turchi. Nesta importante ocasião, houve oportunidade para discussão dos incentivos dados pela FAPEG e o Projeto INOVA-Goiás para os ambientes de ciência, tecnologia e inovação. Na mesma oportunidade, a Profa. Dra. Narcisa Silva Soares (Coord. do Curso de Ciências Biológicas do ILES/ULBRA) também pode discutir a importância do apoio da Fundação para a promoção de eventos científicos e tecnológicos no Estado, em especial pela publicação de editais específicos por parte da FAPEG.
Notícias relacionadas
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024
Últimas notícias
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes