Vestibular para estrangeiros
Ulbra oportuniza novas vivências para alunos de diversos países
Estrangeiros têm experiência transformadora ao estudar na Instituição
Em seus processos seletivos, a Ulbra oferece a oportunidade para que estrangeiros possam ingressar na Universidade. Através de edital de vestibular específico, pessoas residentes em outros países podem cursar uma graduação em uma das diversas Unidades da Instituição no Brasil, contando com toda a infraestrutura e tradição da educação confessional luterana.
Foi com essa oportunidade que, no início deste ano, Fábio Paulino Antonio e Dário Baltazar Soares concluíram o Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos na Ulbra Canoas. Além disso, através de uma seleção promovida pela Sonangol - estatal petrolífera de Angola, seu país de origem, eles tiveram esses estudos patrocinados pela empresa, que tem o objetivo de capacitar profissionais para fomentar o desenvolvimento do país.
Antonio e Soares receberam a colação de grau no mês de fevereiro em cerimônia realizada na Unidade de Canoas. Antonio, inclusive, foi homenageado como o aluno destaque dentre os formandos de 2015/2 dos sete cursos superiores de tecnologia na área de Gestão. "Fiquei muito feliz por receber essa distinção e, ao mesmo tempo triste, porque minha família não pode presenciar o momento."
A distância da família é um dos principais obstáculos que os intercambistas têm de enfrentar ao saírem de seus países para estudar. "A partir do momento que soube que eu viria para o Brasil, minha família ficou bastante preocupada, porque as notícias que chegam para nós é que se trata de um país muito inseguro. Mas me despi de qualquer medo e preconceito e decidi enfrentar o desafio", disse Antonio. Já para Soares, a maior dificuldade durante o período fora de seu país foi ter que encarar uma nova cultura. "É difícil se inserir em um público novo, com pensamentos diferentes e ao mesmo tempo ser aceito."
Uma das ações que a Assessoria de Relações Internacionais realiza junto aos intercambistas estrangeiros é justamente acolhê-los para que os estudantes não desistam da experiência. "A Ulbra me recebeu muito bem, dando todo o suporte e orientações necessárias para que eu pudesse me sentir à vontade", comentou Antonio.
Passadas todas as adversidades e agora com sua formação concluída, Antonio e Soares estimulam os estudantes a vivenciarem a experiência de um intercâmbio. "É uma decisão desafiadora, mas recomendo que o façam. As experimentações adquiridas vão gerar bastante aprendizado e ajudarão a entender o mundo sob diferentes olhares. A pessoa nunca voltará a ser a mesma, pois o contato com outras realidades contribui para sermos menos preconceituosos, valorizamos mais a vida e a família, e aprendemos a pensar fora da caixa", disse Antonio.
"Considero que foi uma experiência única, com a qual pude tirar proveito de todos os lados. Proporcionou-me novos conhecimentos, habilidades e a atitudes para toda a minha vida. Agora, formado, me sinto apto a praticar e repassar tudo que aprendi para o meu país", disse Soares.
Atualmente, seis outros angolanos que ingressaram na Instituição pelo vestibular especial estudam na Ulbra Canoas através do convênio com a empresa Sonagol.
Rodrigo Guerin
Jornalista - Mtb: 16.499
Notícias relacionadas
-
20
NOVENSINO Universidade do Peru vive uma semana de atividades na Ulbra -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
21
AGOMedicina Informe à Comunidade Acadêmica - Faculdades de Medicina -
01
AGORelações Internacionais Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual
Últimas notícias
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes