Intercambistas
Relações Internacionais recepciona alunos intercambistas
Estudantes estrangeiros já estão ambientando-se à Universidade
A Assessoria de Relações Internacionais da Ulbra realizou uma recepção aos primeiros estudantes intercambistas do ano, dia 17 de março, na Universidade. Os alunos de outros países ingressaram na Instituição através do Programa de Mobilidade Internacional e do processo seletivo especial para estrangeiros. Eles estudarão durante o semestre 2016/1 no campus Canoas. Compareceram na atividade o mexicano Jose Luis Venegas, o chileno Juan Arenas e os irmãos portugueses, Ana Carolina Beltrão e Luis Miguel Pinheiro Beltrão.
Muito além do caráter formal de boas-vindas, a ação teve como objetivo assessorar o aluno estrangeiro em sua integração com o departamento e a Instituição. "Apresentamos a eles nossa equipe de trabalho e falamos a respeito das ações que podemos desenvolver em prol deles. Também reforçamos a importância do intercâmbio", argumentou a assessora de Relações Internacionais da Ulbra, Andréia Silveira Athaydes. "Queremos proporcionar um acolhimento constante aos intercambistas, auxiliando-os a interagirem no ambiente acadêmico desde o princípio," frisou Andréia. As Relações Internacionais ajudam os estudantes estrangeiros em diversas funções, pois para quem está fora do país, tarefas burocráticas podem se tornar bem mais difíceis devido à dificuldade com o idioma. Com o passar dos dias acabam surgindo dúvidas. "O acolhimento a esses acadêmicos deve ser disponibilizado sob os aspectos administrativo e institucional. Indicamos locais de hospedagem e os orientamos em como obter um documento necessário", exemplificou Andréia.
Apesar de terem vindo de países de continentes diferentes, Chile, México e Portugal, os intercambistas apresentaram em comum a vontade de conhecer uma cultura nova e entender como funciona o nosso mercado. Estudante do curso de Ciência da Computação da Ulbra, Jose Luis Venegas, 21 anos, estuda no Instituto Tecnologico de Sonora, localizado na cidade mexicana de Sinaloa. "Quero aprender a língua portuguesa, conteúdos da graduação que estudo e como se manejam os programas computacionais no Brasil", afirmou o aluno do México. Já para Juan Arenas, 22 anos, estudante de Engenharia Mecânica da Duoc Uc, de Santiago do Chile, a Ulbra impressiona pela grandeza de seu campus e pela qualidade do ensino ofertado. "Estou impressionado não só com a infraestrutura, mas também com o nível dos conteúdos disponibilizados em sala de aula. Aqui a existem muitos protótipos de veículo. Terei um aprendizado grandioso em minha formação", ressaltou o chileno que, na Universidade, está acompanhando um semestre do curso de Engenharia Mecânica Automotiva.
Já os irmãos portugueses Ana Carolina e Luis Miguel, que estudam Medicina Dentária na Universidade Fernando Pessoa, localizada na cidade do Porto, escolheram a Instituição por terem excelente referência do curso de Odontologia. "Em termos práticos, o ensino ofertado no campus Canoas disponibiliza mais atividades práticas, com maior número de procedimentos, o que possibilitará um aprendizado mais completo", argumentou Luis Miguel. "A odontologia no Brasil é muito conceituada, mas na Ulbra ela ultrapassa de longe nossas melhores expectativas. Pude perceber que nesta Instituição os professores demonstram prazer em ensinar os conteúdos", complementou Ana Carolina. Outro aspecto que chamou atenção dos quatro intercambistas é a boa recepção que eles tiveram dos brasileiros, argumentando que, em seus países, as pessoas não são tão acolhedoras.
Pelos próximos seis meses, os alunos estrangeiros terão tempo suficiente para conhecerem mais, não só a realidade acadêmica, mas também compreender melhor o funcionamento da sociedade brasileira.
André Bresolin
Jornalista - MTb 18183
Notícias relacionadas
-
20
NOVENSINO Universidade do Peru vive uma semana de atividades na Ulbra -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
22
SETEsporte Ulbra reúne 1,3 mil alunos de três países em jogos escolares -
11
SETEducação Extensão oferece 38 cursos EAD gratuitos com foco no mercado
Últimas notícias
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes