Gente da ULBRA
Discente do curso de Sistemas de Informação presente na Campus Party 2016
Uma semana com programação 24h tendo muita inovação e empreendedorismo
A Campus Party (#CPBR) é o principal acontecimento e experiência tecnológico realizado anualmente no Brasil. Nele são tratados os mais diversos temas relacionados à internet, reunindo um grande número de comunidades e usuários da rede mundial de computadores envolvidos com tecnologia e cultura digital.
A primeira edição de 2016 realizada no Brasil aconteceu em São Paulo, entre os dias 26 e 31 de Janeiro, com 6 palcos temáticos. Foram abordados assuntos sobre empreendedorismo, desenvolvimento, software livre, segurança de redes, mídias sociais, design, multimídia, jogos, simulações, Tv Digital, cinema, quadrinhos, ciência, e entretenimento digital.
A circulação dos campuseiros, como são conhecidos os participantes do evento, é livre entre os espaços. Cada uma das Áreas de Conteúdos conta com um assessor e uma equipe responsável por organizar palestras, debates, competições e outras atividades relacionadas à tecnologia, e também estimulando a participação de eventos da comunidade.
Foram oferecidos workshops como: montando seu braço robótico, oficina de robótica crafter, colhendo energia e performance com um arduino auto suficiente, montagem de prótese de mão feitas por impressora 3D, como fazer seu óculos de realidade virtual e criar games, como desenvolver Werables (Gadgets hight tech vestíveis).
Com o objetivo de estimular os jovens o projeto Startup 360 teve maratonas de negócios voltadas para os futuros empreendedores com ideias nas categorias: Economia criativa, mobilidade e urbanismo, saúde, educação, e-commerce e impacto social que ainda estejam no papel, onde são realizadas as maratonas de negócios dentro do espaço Startup & Makers Cam que são dirigidas para quem quer desenvolver suas ideias por meio de mentorias com profissionais qualificados em diversas áreas de conhecimento.
Com duração de 4 dias, foram selecionados cerca de 200 startups, que participaram de uma área de exposição, atividades de mentoria, networking, hackatons, além de ter obtido muito conteúdo educacional com palestras workshops, que teve como missão conectar os campuseiros com o mundo do empreendedorismo. Uma oportunidade única das startups lançarem seus produtos, encontrar talentos, testar mercados, aprender e ensinar.
Em 2016, para proporcionar um melhor aproveitamento, as programações e área de exposição foram divididas entre dois grupos: Startups em Growth Stage (em crescimento) e Startup Early Stage (iniciante), sendo cada grupo composto por até 100 empresas selecionadas. Assim, os projetos pouco avançados, com equipes bem definidas, primeiros protótipos criados e ainda testados que não receberam investimento, receberam mentorias e conteúdos, focadas em auxiliar o empreendedor a compreender se o modelo de negócios aplicado é o ideal, como escalar suas vendas, quais as diretrizes são necessárias para ser acelerado ou receber um investimento e como buscar uma aceleradora ou um investidor-anjo.
Os projetos de Startups avançadas, como uma equipe robusta desenvolvida, produtos lançados no mercado, com ou sem investimento, que já possuem faturamento foram enquadradas na categoria Growth Stage, visando acima de tudo mentorias e consultorias para estruturar ainda mais seu plano de negócio.
Presente no evento, Murilo Chaves Jayme, discente e webmaster do ILES/ULBRA Itumbiara-GO afirmou que - "Este é um evento grandioso, e na minha opinião é uma oportunidade de suma importância a participação. Já é a segunda vez que participo em uma edição da Campus Party e estarei presente nas próximas. Acredito que seja essencial sempre buscar novos conhecimentos através da participação em eventos como este. Oportunizei a ocasião para estruturar novas ideias para colocá-las em práticas, realizando networking, pois este tipo de atividade é importante para o empreendedorismo. É um investimento essencial pois tem uma importancia cultural e profissional, sendo aplicado no seu próprio conhecimento. Antes gastávamos tempo para economizar dinheiro, hoje gastamos dinheiro para economizar tempo".
A Campus Party totalizou 8 mil campuseiros, 6,2 mil barracas, aproximadamente 600 atividades e mais de 700 palestras durante sua realização, com mais de 700 horas de conteúdo para o campuseiro.
Possuindo 50.000 metros de cabos de rede, 30.000 metros de cabos de fibra ótica, com mais de 3.000 pessoas envolvidas na organização e uma velocidade de internet a 40 gigabytes.
Média de idade dos participantes:
- Abaixo de 18 anos: 4,2%
- Entre 18 a 29 anos: 71%
- Entre 30 a 39 anos: 17%
- Entre 40 a 49 anos: 4,6%
Notícias relacionadas
-
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
22
SETEsporte Ulbra reúne 1,3 mil alunos de três países em jogos escolares -
11
SETEducação Extensão oferece 38 cursos EAD gratuitos com foco no mercado -
21
AGOMedicina Informe à Comunidade Acadêmica - Faculdades de Medicina
Últimas notícias
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra