Planest
VII Planest para as IES mantidas pela Aelbra inicia nesta quarta-feira (18)
Diretoria Executiva propõe reflexões estratégicas para fortalecer as IES
Durante três dias, de 18 a 20 de novembro, no campus Canoas, a Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra), através da Diretoria Executiva, reúne os gestores das Instituições de Ensino Superior para discutir, refletir e sistematizar os objetivos estratégicos que os gestores estão desenvolvendo com suas equipes em suas regiões. É a sétima edição do Planejamento Estratégico da Organização (Planest).
Segundo a diretora de Planejamento e Desenvolvimento da Aelbra, Iari de Menezes, este é um dos momentos mais significativos do Planest. "Agora vem uma etapa de culminância do que trabalhamos ao longo do ano, que é o desdobramento do planejamento estratégico da Mantenedora. Teremos a elaboração dos planejamentos estratégicos por Unidade e por região. Através da metodologia Diálogos Estratégicos, os diretores e reitores trabalham todas as discussões e percepções regionais e sistematizam todos os dados que servirão como base para o planejamento de sua Unidade de negócios. Todos os temas que serão tratados no Planest convergem para o fortalecimento da autonomia das IES", destaca.
Programação
No primeiro dia, 18 de novembro, o Planest inicia com o devocional do capelão Geral, reverendo Lucas André Albrecht. Na sequência, o diretor Executivo da Aelbra, Romeu Forneck, fará a apresentação do status do Projeto de Resgate Institucional. Em seguida, a professora Dra. Paula Caleffi, consultora da área educacional, Marcos Fernando Ziemer, reitor da Ulbra RS, e Romeu Forneck, diretor Executivo da Aelbra, farão um painel sobre o Ensino Superior, abordando as perspectivas macroeconômicas e do setor de Ensino Superior para 2016 e futuro. Na parte da tarde, o diretor de Administração e Finanças da Aelbra, Valter Kuchenbecker, coordenará o painel dos serviços compartilhados. Nesse painel, gestores de Serviços Compartilhados trarão os diagnósticos das áreas, iniciativas e resultados. Os trabalhos do primeiro dia serão finalizados com outro painel, que visa explorar as colinearidades entre as entregas demandadas pelas opções estratégicas da Aelbra e as competências docentes. Nesse contexto, considerando que a capacitação docente estará na agenda permanente da Instituição, esse painel procurará abordar as possibilidades internas e externas de Minter e Dinter, (mestrados ou doutorados interinstitucionais), em sintonia com os órgãos de regulação e o as diretrizes estratégicas da Aelbra. Conduzirão esse painel o pró-reitor Acadêmico, Pedro Antonio Gonzalez Hernández, a consultora Paula Caleffi e o diretor Executivo, Romeu Forneck.
Na quinta-feira, dia 19 de novembro, os gestores das Instituições de Ensino apresentarão o estágio do planejamento da Mantenedora ao trabalho da Rede. E na sexta-feira, dia 20 de novembro, o dia será dedicado à conversação estratégica através da metodologia world cafe, método de conversação para partilhar ideias, criar comprometimento e sinergias. O objetivo principal é discutir e fortalecimento da autonomia das IES.
Adriana Marques
Jornalista - MTb.: 8.354
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra
Últimas notícias
-
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros -
05
DEZO amanhã começa hoje Presidente da Aelbra debate transformações do Ensino Superior -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes