Projeto Aquaulbra
O projeto objetiva a prevenção de doenças relacionadas ao sedentarismo e obesidade, com foco na promoção da saúde e qualidade de vida aos membros da comunidade externa, bem como oportunizar aos futuros profissionais de Educação Física vivência dos pressupostos teóricos vistos no curso, aplicados na prática.
Os participantes serão selecionados por meio de uma triagem em parceria com a Secretaria de Saúde do município, conforme os critérios: grupos de risco, doenças associadas à obesidade, renda familiar, faixa etária entre 18 e 50 anos e de qualquer gênero. Após a triagem, serão direcionados ao curso de Educação Física, do ILES/Ulbra Itumbiara, onde serão avaliados nos aspectos físicos, percentual de gordura, IMC, circunferências do abdome e quadril.
Posteriormente, haverá assessoria e planejamento de atividades orientadas realizadas na água, duas vezes por semana, com 40 a 50 minutos de duração. A cada 3 meses, os participantes serão reavaliados e orientados a seguir um novo planejamento, adequado ao grau de evolução do atendido.
Pode-se citar como resultados esperados em relação aos acadêmicos do curso a formação técnica dos profissionais, por meio de habilidades como conhecer através de aulas teóricas e práticas a técnica dos quatro nados, exercícios funcionais e hidroginástica; identificar e aplicar a técnica de ensino específica para os fundamentos dos nados e exercícios funcionais; desenvolver uma metodologia de ensino apropriado para formação de iniciantes; ser ético, pontual, interessado e comprometido com a prática e a vivência acadêmica, de forma a atender as melhores demandas em termos de qualidade nos serviços prestados à comunidade, promovendo a oportunidade de aplicação do conhecimento técnico e a prática dos conceitos defendidos na formação do profissional de educação física.
Aos atendidos, espera-se a perda de peso, melhoria na capacidade cardiorrespiratória, mudança de hábitos em relação ao sedentarismo e melhoria na disposição para as atividades do dia a dia, além da redução do número de consultas relacionadas a problemas de saúde decorrentes da obesidade e sedentarismo.