Projeto Bandeira Verde -- Salvando Vidas
O curso de Educação Física da ULBRA Guaíba reforçou, no último dia 17 de julho, a importância da realização de ações que fazem com que a Instituição cumpra com sua responsabilidade social. Estamos falando do Projeto Comunitário idealizado pelo professor Álvaro Laitano, docente do curso, e executado por alunos que enxergam na oportunidade uma forma de aliar a teoria à prática, além de exercerem os papéis de cidadãos que fazem a sua parte por uma sociedade melhor. Trata-se do projeto Bandeira Verde -- Salvando Vidas, cujo objetivo é promover o aprendizado da natação para alunos de Escolas Públicas dos municípios de abrangência da ULBRA, criando mais um elo entre a Universidade, a Comunidade e a Brigada Militar.
Incomodado com as estatísticas que divulgam alto índice de afogamento de jovens em praias do Litoral Norte ou em rios e afins, o educador Álvaro resolveu organizar, de forma simples, mas eficaz, uma ação na linha de prevenção a essa triste realidade. Considerando a sua prática profissional e acadêmica, ponderou que o exercício físico, em especial a natação, constitui-se como importante prática de lazer da população, no entanto, essa prática não se apresenta, na sociedade, com acesso igualitário a todos, já que seus benefícios estão reduzidos a uma camada restrita da população. Como forma de minimizar a distância entre a idealização e a falta de recursos para efetivar as ações, parcerias precisariam ser firmadas. Foi aí que contou com o voluntariado de seus discentes, convencendo empresários da área a disponibilizarem estruturas privadas para atendimento à comunidade carente.
O público alvo são alunos de Escolas Públicas do Ensino Fundamental, na faixa de idade entre 08 e 14 anos. São formadas turmas de, no máximo, vinte alunos, de ambos os sexos, selecionados pela Direção da escola, que serão instrumentalizados, na piscina de uma academia, por profissionais em formação sob a coordenação do docente especialista.
A Academia de Natação Aquática, de Guaíba (Rua Sta. Teresinha, 22, Centro, fone 30552947), aceitou o desafio e firmou parceria para que vinte alunos da E.E. Nestor de Moura Jardim aprendessem, gratuitamente, a nadar com os acadêmicos de Educação Física da Ulbra Guaíba, liderados por Laitano e contando, também, com o apoio do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros (GSCB). Em vinte aulas com duração de 45min, duas vezes por semana, os alunos aprenderam a ter contato com o meio líquido, a nadarem crowl, de costas, de peito e a prevenirem acidentes.
Foi no dia 17 que encerrou-se, então, a primeira etapa desse exitoso projeto, iniciado em 2009, com versões anteriores em diferentes municípios, como Gravataí e Viamão, privilegiando, desta vez, a comunidade escolar da rede pública de Guaíba. Em cerimônia simbólica realizada, parte na Academia Aquática, parte na Escola Nestor, autoridades do GSCB, docentes e graduandos do Curso de Educação Física da ULBRA Guaíba, responsáveis e envolvidos entregaram o Certificado de Participação aos 20 alunos que tiveram suas histórias de vida atravessadas por uma ação que ensinou muito mais que a simples prevenção a acidentes aquáticos, o exercício da cidadania e da solidariedade. Esperamos por novas edições do projeto, novas parcerias e novos exemplos de que é possível, sim, contribuir para formação de uma sociedade melhor.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola