27/02/2013 17:13
- ULBRA GUAíBA
O PEDAGOGO E O MERCADO DE TRABALHO
Hoje, no mercado de trabalho, a disputa por um espaço bem remunerado e que ao mesmo tempo traga satisfação ao profissional pelas atividades que desenvolve nem sempre são alcançadas. Pois, se gosta do que faz, a remuneração não atende às suas expectativas. Se é bem remunerado, trabalha com afinco mas não lhe traz prazer aquilo que está produzindo. Nessa perspectiva, há de se perguntar como ficam os profissionais da Educação? Os PEDAGOGOS possuem um mercado de trabalho com muitas possibilidades e em expansão, podendo atuar em vários segmentos como educação, empresas públicas e privadas, organizações não-governamentais, editoras, hospitais, empresas de comunicação e consultorias. Entendendo que em todos estes espaços há a possibilidade de aprendizagem e desenvolvimento profissional e pessoal.
A área da Educação oportuniza docência na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental, educação de jovens e adultos, educação indígena, educação especial, educação à distância e nas matérias pedagógicas em cursos normais. Há espaço na Gestão de escolas, em orientação e supervisão escolar, com possibilidades de atuação em Secretarias de Educação -- no setor pedagógico e na coordenação de projetos. Outros campos importantes são a consultoria no desenvolvimento de projetos sócioeducativos, projetos para instituições de ensino, produção e acompanhamento de programas infantis para rádio e televisão, como também trabalhar no desenvolvimento e aprovação de produtos pedagógicos como brinquedos, livros, jogos eletrônicos e sites infantis.
O conhecimento pedagógico aliado ao entendimento que o Pedagogo possui das relações interpessoais e das diferenças individuais possibilita sua atuação no contexto organizacional, como um facilitador nos processos relacionados ao desenvolvimento de competências para o desempenho ideal de cada função. Este profissional é absorvido por empresas públicas e privadas, trabalhando na área de Recursos Humanos, nos subsistemas de Treinamento; Desenvolvimento e Educação; Recrutamento e Seleção; Gestão da Qualidade; e parceria com a área de Responsabilidade Social em seus projetos. Podendo atuar na preparação dos profissionais técnicos da organização, que desejam ministrar cursos internos, orientando no aspecto pedagógico, na definição de conteúdos e na elaboração de material didático. O papel do Pedagogo Organizacional é o de diagnosticar necessidades, planejar, controlar, gerenciar e avaliar a aprendizagem, promovendo a melhoria e qualidade dos diversos processos organizacionais.
Em outros espaços não escolares, o Pedagogo tem a possibilidade de trabalhar em Hospitais, na assessoria pedagógica, como contador de histórias, recreação, cuidando da aprendizagem das crianças internadas, da organização e orientação em brinquedotecas. O espaço nas ONGS, Conselhos Tutelares, Educação Ecológica e Educação Ambiental.
Hoje já se percebe que o Pedagogo não é apenas um profissional da Educação que atua somente em escolas, temos uma visão ampliada da importância da inserção dessa atividade nos diversos setores do mercado como um facilitador da transmissão do conhecimento e agregador para o desenvolvimento das pessoas, das organizações e do País.
Heloisa Machado Coordenadora do Curso Pedagogia
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes
Últimas notícias
-
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros -
05
DEZO amanhã começa hoje Presidente da Aelbra debate transformações do Ensino Superior -
28
NOVVida Urgente Ulbra Guaíba recebe a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga