Educação superior: pra que te quero?
A educação brasileira está organizada em dois grandes níveis, a saber: a educação básica e a educação superior. A maioria da população brasileira tem acesso à educação básica, haja vista, os programas voltados para o atendimento das crianças pequenas, desde o seu nascimento, até os cinco anos de idade, que são oferecidos nas creches e pré-escolas públicas. Passado este primeiro movimento das famílias com a educação de seus filhos pequenos, inicia-se a vida escolar propriamente dita, com o ingresso das crianças, aos seis anos de idade, no ensino fundamental, atualmente, com a duração de nove anos. De acordo com os dados estatísticos nacionais, parte da população em idade escolar (06 aos 14 anos) continua fora da escola, em grande parte, por problemas sociais.
Dentre eles pode-se considerar a desestruturação familiar, a falta de dinheiro, a falta de oportunidades, a gravidez na adolescência, a necessidade de trabalhar para sobreviver. E haveria um elenco de outras causas para o abandono escolar, nessa faixa etária. Na sequência da formação escolar, apresenta-se o ensino médio, cuja duração está em torno de três anos, e que se ocupa de trabalhar com os jovens adolescentes, na faixa etária dos 15 aos 17anos. Também estes se afastam da escola, na maioria das vezes pelas mesmas causas que outros já se afastaram do ensino fundamental. O que dizer então da educação superior? Por que fazê-la? Quem a busca? Primeiramente, cabe salientar que a educação superior ainda é um nível de ensino que está distante da maioria da população.
Acredita-se que aqueles que a buscam, na sequência de sua formação, é uma parcela pequena de jovens oriundos de famílias que acreditam na educação, como sendo um elemento fundamental para a formação do sujeito. Por outro lado, notadamente, o perfil do aluno que chega à educação superior hoje, é a de um sujeito que já está no mundo do trabalho e necessita de aperfeiçoamento, que encontra exclusivamente na Universidade. E cabe destacar, que somente ela, a Universidade, oferece simultaneamente com o ensino, as atividades de pesquisa e extensão, características basilares na formação do graduado. Mesmo frente aos dados que apontam ainda, a existência de um baixo número de brasileiros com formação superior, nota-se o surgimento de várias oportunidades de instituições privadas e públicas, voltadas para atender este segmento. E, principalmente, as oportunidades de acesso, à educação superior, através de Programas Governamentais e financiamentos que estão disponíveis para todos, em diferentes situações sociais.
Considerando o cenário que se apresenta a ULBRA Guaíba, vivencia a expectativa de novos alunos, pois se prepara para as provas do vestibular para cursos presenciais e à distancia, que acontecerão no próximo dia 1º de dezembro, em seu campus, à margem da BR-116, pois ao longo dos seus 40 anos, se alicerça na educação e faz dela sua ferramenta de trabalho, ao mesmo tempo que acredita cada vez mais, na importância e no significado da educação básica e superior, como alavanca de desenvolvimento e empreendedorismo, tanto individual, quanto regional.
Professora Líbia Aquino
Coordenadora de Ensino -- ULBRA Guaíba
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