01/10/2012 19:55
- ULBRA GUAíBA
Decisão fácil: vou estudar
O avanço firme em uma carreira profissional, com perspectiva futura de concorrer com chances no mercado de trabalho, passa para qualquer jovem, por uma decisão fácil de ser tomada, mas difícil de ser executada. Estudar deve ser algo prazeroso e necessário para qualquer pessoa, embora esta decisão exija muita disciplina, foco na carreira que deseja construir e elevada determinação para atingir o objetivo proposto.
O que existe de positivo e insubstituível na decisão de estudar é estar ligado com as redes que se formam em todo o mundo, conhecer novas fronteiras do pensamento e crescer sem limites como ser humano, ajudando a construção de sociedades mais felizes e prósperas.
Não são poucos os obstáculos a serem enfrentados quanto ao uso adequado do tempo, principalmente para aquele que estuda e trabalha, tendo de realizar três turnos diários com elevado dispêndio de energia, para o trabalho efetivo da sobrevivência, para os deslocamentos de uma atividade para outra, além da alta concentração requerida para enfrentar uma sala de aula à noite.
Trata-se sim, em apostar num futuro que se constrói, por um lado, com base em fortes investimentos pessoais, mas, que de outro, vale a pena pela riqueza que se adiciona nessa construção de conhecimento. Porta que se abre para o trânsito livre edificado com mérito, constituindo-se em passaporte para agir com segurança e desenvoltura profissional no seio de uma sociedade que se ergue com base na inovação, empreendedorismo e cidadania.
A conquista pela decisão de estudar se reproduz, ao fim e ao cabo, em orgulho da família e, em retornos que se tornam referências às escolas e instituições por onde se passa. Ganham estas e, acrescenta-se na maioria dos casos, uma nova cultura para a organização da base empreendedora dos municípios, da organização das empresas e, também, para a construção de uma inteligência superior na organização do poder político municipal.
Muitas são as oportunidades existentes e favoráveis para se tomar a decisão de estudar, mesmo quando existe a dificuldade financeira presente em determinado momento da vida de um jovem, para o qual a família tem dificuldade de sustentar. Existe o financiamento estudantil, a bolsa PROUNI, outros tipos de financiamentos, além da facilidade de conseguir estágios em empresas e órgãos públicos após o acesso a um curso universitário. Então, o que está esperando! Aceita o desafio e vem estudar. A ULBRA tem vários cursos de graduação em Educação a Distância, presenciais e pós -- graduação.
Eloí Flores
Diretor ULBRA Guaíba
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola