09/07/2012 23:34
- ULBRA GUAíBA
Polo tecnológico - ULBRATECH
Está nascendo na ULBRA Guaíba, o mais novo polo tecnológico da Costa Doce. A ULBRATECH, cuja missão é promover a utilização do conhecimento produzido na Universidade visando o desenvolvimento regional. Nasce dentro de um novo conceito, a Rede ULBRA de Inovação, que abrigará Parques Tecnológicos de diversos Campi da Universidade Luterana do Brasil -- ULBRA, que serão compostos por incubadoras tecnológicas e empresas de base tecnológica, com atuação multisetorial, nas respectivas localidades dos Campi. Esta rede está diretamente ligada a Universidade Luterana do Brasil, através da Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, na Diretoria de Inovação.
Em termos de demanda, em função da abrangência da Rede ULBRA de Inovação, por serem parques multisetoriais distribuídos em diversos campi e com vários cursos, acredita-se em obter certa facilidade em captar empresas utilizando-se a rede de alunos, egressos e professores dos diversos cursos, tanto de graduação quanto de pós-graduação, além de possibilitar a adesão de empresas ou projetos vindos de fora da universidade. Importante destacar que a estrutura de rede permite desenvolver parques com características que respeitem e explorem as especificidades e vocações de cada região, o que se constitui em interessante estrutura na medida que amplia oportunidades através da possibilidade de intercâmbio entre parques.
Cada Parque Tecnológico ULBRATECH integrante da Rede ULBRA de Inovação, apresenta um diagnóstico, considerando aspectos positivos e negativos tanto do mercado interno quanto externo da região de atuação e constrói um planejamento de ações que busca potencializar os aspectos positivos e minimizar ou eliminar os aspectos negativos detectados, o que ajuda a demonstrar a viabilidade de cada projeto.
A viabilidade financeira e econômica da Rede ULBRA de Inovação é comprovada principalmente pelo apoio fornecido pela Universidade como contrapartida, e os resultados operacionais serão totalmente reinvestidos nos próprios parques e laboratórios.
Portanto, o projeto deste Parque Tecnológico ULBRATECH integrante da Rede ULBRA de Inovação é totalmente viável e trará desenvolvimento tanto para a universidade e sua comunidade acadêmica (docente e discente), quanto para a comunidade da região, possibilitando considerável incremento de emprego e renda, assim como divisas para o município.
Para sedimentar esta construção, em agosto de 2012, a primeira empresa estará instalando uma célula de desenvolvimento no Parque Tecnológico de Guaíba, a IBROWSE, uma fábrica de software. A partir de agosto, muitos alunos do curso de Sistemas de Informação, poderão trabalhar ou estagiar nesta célula, de forma remunerada, proporcionando uma maior integração entre universidade e mercado de trabalho. A euforia é grande, já que outras empresas, também, mostraram interesse em participar do polo. Isso mostra todo esforço e avanço que nossa instituição vem proporcionando em relação ao desenvolvimento tecnológico e a inserção do aluno no mercado de trabalho local e regional. Muitas oportunidades estarão nascendo no novo polo, fiquem de olho na ULBRATECH e no Curso de Sistemas de Informação. Onde o futuro da tecnologia estará ao alcance de todos. Venha conhecer. Você com certeza terá um grande futuro.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola