Sistemas de Informação
Aluno de Sistemas de Informação estudará em Dublin
Programa Ciência sem Fronteiras
Vinícius Coin Pereira é aluno da ULBRA Guaíba e cursa Sistemas de Informação. Ele viajará em setembro para Dublin, na Irlanda, através do Programa Ciência sem Fronteiras. Com isso, Vinicius nos concedeu uma entrevista (abaixo), falando um pouco sobre como conheceu e como conseguiu uma bolsa no Programa.
O que é o Programa CsF?
“O Ciência sem Fronteiras é um Programa do Governo Federal que visa promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação possam estudar, participar de pesquisas acadêmicas e fazer estágio no exterior. O Programa custeia as passagens, estadia, alimentação e faculdade durante o período em que o aluno estiver no exterior.”
Como conheceste o Programa?
“Eu tive conhecimento do Ciência sem Fronteiras através de um pronunciamento do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que ouvi no rádio. Logo em seguida, fui procurar o que era exatamente o programa através do próprio site do CsF, e em conversas com amigos, que também estavam interessados em fazer intercâmbio. Assim que entrei no site, procurei pelos países conveniados com o programa e li os editais para saber quais eram os requisitos necessários para participar. Para conseguir uma bolsa pelo CsF, o candidato deve ter boas notas na faculdade, no ENEM, além de ter conhecimento da língua do país destino e estar com no mínimo 20% do curso concluído e no máximo 90%.”
Para onde e quando irá viajar?
“Minha viagem está marcada para setembro e irei estudar um ano, em uma universidade bem conceituada, com uma proposta interessante de ensino e oportunidades de novas experiências acadêmicas. Escolhi ir para Dublin, na Irlanda, porque existe um polo tecnológico bem interessante, onde algumas das maiores empresas do mundo, ligadas à tecnologia, possuem a sua sede europeia. Outro fator que me chamou a atenção é que apesar de ser capital de um país, Dublin possui uma qualidade de vida muito boa além de ter a oportunidade melhorar meu nível de proficiência na língua inglesa.”
O que achas sobre o Programa CsF?
“Acho que o programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa excelente do governo federal, que resulta no aumento da qualidade das nossas universidades e do mercado de trabalho através dos estudantes e profissionais que se qualificam em outros países e trazem esse conhecimento de volta para nosso país. Tenho certeza que o intercâmbio irá ser um diferencial na minha carreira, além de proporcionar uma experiência totalmente nova na minha vida pessoal.”
Vinícius Coin Pereira – acadêmico do curso de Sistemas de Informação, ULBRA – campus Guaíba
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola