Curso Preparatório para o Concurso
Curso Preparatório para o Concurso do Magistério do RS
A ULBRA Guaíba prorroga o Curso Preparatório para o Concurso
A ULBRA Guaíba prorroga o Curso Preparatório para o Concurso do Magistério do Estado do RS, as inscrições irão até o dia 14/03. O curso terá início no dia 16 de março e término em 19 de abril de 2013, serão realizadas as sextas à noite e sábados manhã e tarde com carga horária de 40h. As temáticas abordadas serão:
Língua Portuguesa:
Interpretação e compreensão global de texto. Tipologia do texto:informativo, narrativo, descritivo, literário, argumentativo.
Vocabulário: sentido e substituição de palavras e de expressões no texto. Sinônimos, antônimos, polissemia. Homônimos e Parônimos.
Estruturação do texto e dos parágrafos. Recursos de coesão e coerência textual. Informações literais e inferências.
Significação contextual de palavras e expressões: denotação e conotação. Figuras de linguagem. Ortografia: Sistema oficial vigente. Relações entre fonemas e grafias, acentuação gráfica. Tonicidade. Formação de palavras: prefixos e sufixos.
Morfologia: Estrutura e formação de palavras. Classes de palavras e seu emprego. Flexão nominal de gênero e número. Flexão verbal: verbos regulares e irregulares. Vozes verbais. Emprego de modos e tempos verbais. Emprego dos pronomes pessoais e das formas de tratamento. Emprego do Pronome Relativo. Emprego das conjunções e das preposições. Colocação pronominal.
Sintaxe: Funções sintáticas de termos e orações. Processos de coordenação e de subordinação. Construção do período. Nexos semânticos e sintáticos. Equivalência e transformação de estruturas. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal.
Emprego da crase. Emprego dos sinais de pontuação.
Legislação:
Constituição da República Federativa do Brasil –promulgada em 5 de outubro de 1988, Artigos 5°, 37 ao 41, 205 ao 214, 227 ao 229, e suas atualizações.
Lei Federal n.° 8.069, de 13/07/90 -Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, Artigos 53 a 59 e 136 a 137.
Lei Federal n.° 9.394, de 20/12/96 -Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Parecer CEED/RS nº 323/99 –Diretrizes Curriculares do ensino Fundamental e do Ensino Médio para o Sistema Estadual de Ensino.
Lei Federal 10.436, de 24/04/02 -Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais -LIBRAS.
Lei Federal nº 10.793, de 01/12/03 -Altera a redação do art. 26, § 3º, e do art. 92 da Lei 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
Lei Federal n.° 10.639 de 2003. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.
Lei Federal nº 11.114, de 16/05/05 -Altera os artigos 6º, 30, 32 e 87 da Lei 9.394/96, com o objetivo de tornar obrigatório o início do ensino fundamental aos seis anos de idade.
Lei Federal nº 11.274, de 06/02/06 -Altera a redação dos artigos 29, 30, 32 e 87 da Lei nº 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6(seis) anos de idade.
Lei Federal nº11.645, de 10/03/08 -Altera a Lei 9.394/96, modificada pela Lei 10.639/03, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
Lei Federal nº 11.494, de 20/06/07 que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação -FUNDEB.
Resolução CNE/CEB nº 02/98 -Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.
Resolução CNE/CEB nº 02/2012 -Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
Resolução CNE/CEB n° 03/99 -Fixa Diretrizes Nacionais para o funcionamento das Escolas Indígenas.
Parecer CNE/CEB nº7/2010, aprovado em 7 de abril de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
Lei nº 6.672/74 –Estatuto e Plano de Carreira do Magistério Público do Rio Grande do Sul.
Conhecimentos Pedagógicos:
A prática docente e a gestão escolar como fator de aperfeiçoamento do trabalho coletivo.
Prática profissional e projeto educativo: os professores, suas concepções e opções didático-pedagógicas.
O currículo e a globalização do conhecimento: impasses e polêmicas entre conteúdo e metodologia na sala de aula.
A avaliação e o processo de ensino e aprendizagem: em busca de uma coerência e integração.
O processo de avaliação do desenvolvimento e do desempenho escolar como instrumento de análise e de acompanhamento, intervenção e reorientação da ação pedagógica e dos avanços da aprendizagem dos alunos.
O cotidiano escolar: A construção de valores de uma vida cidadã que possibilita aprender e socializar saberes, desenvolver atitudes cooperativas, solidárias e responsáveis;
A ação coletiva e o diálogo com a comunidade educativa como fator de fortalecimento institucional para a promoção da cidadania;
A construção coletiva da proposta pedagógica da escola: demandas sociais, das características multiculturais e das expectativas dos alunos e dos pais, como fator de aperfeiçoamento da prática docente e da gestão escolar.
Desenvolvimento e Sustentabilidade: caminho possível? Os Problemas Ambientais de dimensão global.
Educação e diversidade sociocultural.
A inclusão da pessoa com deficiência.
Organização dos tempos e espaços escolares.
A infância como tempo de formação.
A adolescência como tempo de formação.
A experiência social dos alunos e o cotidiano.
Saberes e práticas voltadas para o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, sociais e culturais;
A biodiversidade brasileira: as diferenças culturais, econômicas, miscigenação e a diversidade territorial. A linguagem e os códigos cartográficos.
A Educação e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação: Ensinar na era da Informação;
A formação do profissional da educação: conceitos e dimensões.
Gestão Escolar para o sucesso do ensino e da aprendizagem.
A escola como espaço de formação continuada e de aperfeiçoamento profissional;
O desenvolvimento curricular: Planejamento da ação didática e o Projeto Pedagógico;
Desenvolvimento e crise ambiental: O dilema da sociedade moderna.
Questão ambiental e política internacional: Posicionamentos e divergências.
Concepção sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem;
Organização dos conteúdos de aprendizagem;
Finalidades da educação.
Cidadania no mundo globalizado
Mais informações:
(051) 3480-1618
extensao.guaiba@ulbra.br
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