Futuro da educação
Visita da Ulbra à escola referência em Ensino Técnico traz perspectivas
Visitantes da Aelbra conheceram instalações pioneiras no Brasil

O superintendente de EAD e Educação Continuada da Aelbra, mantenedora da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Carlos Lenuzza, e o gestor de Compras e Suprimentos, Pedro Mexias, visitaram nesta semana o Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola, em Ortigueira, no Paraná. A visita teve o objetivo estratégico de estreitar os laços entre a instituição e a Ulbra para um intercâmbio de conhecimento.
Fruto de uma parceria público-privada entre o Governo do Estado do Paraná, a Prefeitura Municipal de Ortigueira e a Klabin Florestal, a escola é um centro de formação que oferece o Ensino Médio regular integrado à formação profissionalizante com cursos na área florestal, de meio ambiente e agronegócio. Em parceria com a Klabin, são mantidos laboratórios de simulação realística, além de máquinas e equipamentos de última geração para práticas profissionais.
Para Lenuzza, a visita foi importante para alinhar projetos futuros nos quais a Ulbra passará a investir. "Efetivamente, a escola conversa muito com o que nós estamos fazendo aqui na montagem do Centro de Excelência Ulbra (CEU), funciona como uma verdadeira fábrica de soluções para as empresas, em especial no que se refere à formação, qualificação profissional e inovação. Além de sermos muito bem recebidos pelos dirigentes, conhecemos os laboratórios, onde os alunos em fase final de formação, inclusive, já pilotam um maquinário pesado", explica.
Ainda segundo o superintendente, o alinhamento entre os projetos é marcado também pela união de conhecimento entre o agronegócio e a sustentabilidade, considerada essencial para o desenvolvimento do setor. "A escola oferece currículos integrados, com disciplinas comuns e articulando exatamente essa situação de uma produção sustentável", adiciona Lenuzza.
No mesmo sentido, Pedro Mexias avaliou a visita como produtiva e essencial para os projetos futuros da Ulbra. Segundo os gestores, a ideia do Centro de Excelência Ulbra é identificar, diretamente com empresas da região, onde falta mão de obra qualificada, e atuar diretamente nesta direção. "Pudemos ver como é que se processa todo o aprendizado e a estrutura pedagógica, de uma forma bem ampla, em uma escola que é referência no país. É exatamente nesse nicho que vem o projeto do Centro de Excelência da Ulbra, para cobrir essa lacuna que existe no mercado", afirma Mexias.
A troca de experiências também foi destacada pelo diretor do centro, Sinval Barbosa Teixeira. Para ele, a visita de uma instituição com tradição de mais de cinco décadas no Ensino Superior, como a Ulbra, foi significativa para a escola. "Mostra que nós estamos no caminho certo e que já conseguimos atrair os olhos de outras instituições para seguir o modelo que viemos aplicando aqui na nossa escola. Foi uma troca de conhecimento muito importante e marcante", conclui.
Marcelo Monteiro
Assessoria de Comunicação Ulbra
Notícias relacionadas
-
04
ABRFormação para o futuro Ulbra dá início ao programa de formação de novos programadores -
03
ABRVisita institucional Diretoria da Ulbra se reúne com governador Eduardo Leite no Piratini -
03
ABRMaior abrigo do RS Ulbra recebe troféu de Embaixador da Reconstrução do Rio Grande do Sul -
28
MARConquistando o mundo Programa de Intercâmbio da Ulbra tem inscrições abertas até 10 de abril
Últimas notícias
-
26
MARCONVÊNIOS CORPORATIVOS Ulbra firma parceria com Lojas Lebes -
25
MARCultura para todos Orquestra de Câmara da Ulbra abre temporada 2025 com Domingo Clássico -
21
MARNO COMPLEXO ESPORTIVO Ulbra Canoas pode sediar jogos do Instituto Federal do RS -
21
MARData para reflexão Especialistas da Ulbra dão dicas para inclusão de pessoas com Down