RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Estudante colombiano relata as experiências do intercâmbio na Ulbra
Santiago Rivera encerra estágio de dois meses no Hospital Veterinário
Com o objetivo de trocar experiências entre os acadêmicos, a Diretoria de Relações Internacionais (RI) da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) promoveu uma atividade cultural com a participação do estudante intercambista Santiago Rivera, da Universidad Colegio Mayor de Cundinamarca, na Colômbia. Finalizando o intercâmbio no campus Canoas, Rivera pôde dividir suas experiências e falar um pouco sobre o seu país durante uma aula de Medicina da Instituição.
Terminando um estágio de dois meses no Laboratório de Patologia Clínica do Hospital Veterinário da Universidade, ele retorna para a Colômbia no final de outubro. Assim, além de falar um pouco sobre as tradições e o mercado profissional e acadêmico em seu país, também relatou sua experiência como intercambista.
"Compartilhar esse momento cultural com os estudantes é algo muito legal. Me permitiu também apresentar um pouco do meu país. Estar aqui na Ulbra foi incrível. Conheci pessoas maravilhosas. Foi uma experiência muito bonita, conheci pessoas maravilhosas. No Hospital Veterinário todos são super amáveis. Aprendi muito sobre o diagnóstico clínico veterinário, então foi uma das melhores experiências da minha vida", destaca o estudante.
Vantagens do intercâmbio
A Ulbra possui convênio com mais de 50 Instituições em 20 países, onde os estudantes podem cursar disciplinas, realizar estágios e participar ou desenvolver projetos de extensão e pesquisa em diferentes áreas do conhecimento.
"Acho essencial a gente ter contato com pessoas de outras culturas, com um sistema diferente do nosso, até pra gente poder pensar no nosso futuro profissional, pensar em outras oportunidades, não se limitando ao nosso meio e aprendendo sobre outras formas de educação e de saúde", ressalta a estudante de Medicina Vittória Mascarello.
Conforme o diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Costa, essa troca é essencial, além de uma oportunidade de mostrar aos alunos as diversas vantagens do intercâmbio e a possibilidade de viver novas experiências.
"A atividade cultural serviu para o Santiago explicar um pouco mais sobre o país dele, as questões culturais que envolvem os costumes e também um pouco do trabalho que ele vem desenvolvendo aqui, isso é algo enriquecedor. A intenção é ampliar o escopo cultural dos alunos, possibilitando atividades que enriqueçam sua experiência acadêmica", destaca Costa.
O programa de mobilidade acadêmica da Ulbra oferece vagas para cursos em várias áreas do conhecimento, permitindo que os alunos aprimorem suas habilidades acadêmicas, aprendam um novo idioma e vivenciem uma nova cultura. Para saber mais sobre como funciona o intercâmbio e quais países e universidades são conveniadas com a Ulbra, acesse aqui.
Thamiriz Amado
Assessoria de Comunicação
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola