Pesquisa
Mascote da Ulbra Guaíba vira tema de trabalho científico
Pesquisa abordou sobre animais domesticáveis no ambiente acadêmico
No dia 31 de outubro, ocorreu o I Salão de Graduação da Psicologia, promovido pelo próprio curso e respectivo centro acadêmico. O evento teve como objetivo proporcionar aos estudantes um espaço para apresentação de produções científicas realizadas na graduação.
Diversos banners foram apresentados pelos acadêmicos, carregando temas diversificados, mas o trabalho de título Animais Domesticáveis no Ambiente Acadêmico, realizado pelas acadêmicas Giovana Segaspini Rodrigues e Suelen Beatriz Rodrigues Pitana, chamou atenção, pois teve como pauta principal o Tobby, cachorro que é considerado o "mascote do Campus".
Tobby faz parte da "equipe" Ulbra Guaíba há pouco mais de 1 ano, quando encontrado na rua e trazido por uma professora da unidade. Aos poucos, foi ganhando a confiança dos alunos e dos colaboradores. Hoje, é querido por todos que o conhecem, frequentemente ganhando carinho e mimos dos acadêmicos.
"Desde o princípio, optamos por explorar este tema intrigante em nossa universidade, onde a presença de um animal que percorre os corredores e espaços, algo que muitas vezes associamos a ambientes escolares menores. Ao escolhermos esse tema, tínhamos a curiosidade de entender não apenas como a presença de um animal, como o Tobby, influencia positivamente terapias e interações no ambiente acadêmico, mas também estávamos profundamente preocupados com os cuidados dispensados a ele. Queríamos descobrir detalhes sobre sua alimentação, seu local de descanso e se ele passava os finais de semana sozinho no Campus. Além disso, estávamos intrigados para entender como ele nos 'percebe' e de que forma nossa presença afeta seu ambiente. Essa investigação também levantou questões importantes sobre até que ponto a humanização do animal é benéfica para todas as partes envolvidas", declararam as autoras.
Ressaltam as acadêmicas que o principal objetivo da pesquisa foi oferecer uma visão mais profunda e informada sobre a coexistência de animais domesticáveis no ambiente acadêmico, explorando tanto os benefícios quanto as responsabilidades associadas a essa prática.
Eventos científicos como o organizado pelo curso de Psicologia são pensados pela Universidade justamente para aproximar as teorias estudadas em sala de aula da realidade da sociedade, logo, o trabalho aqui relatado demonstra como é possível trazer à tona grandes diálogos a partir de situações cotidianas.
Fernanda C. Campos - Assessora de Comunicação Social
Alice Bittencourt - Administrativo
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola