Neabi
Neabi promove exibição e debate sobre o cinema de horror negro
O Passageiro Obscuro (2009) e Arapuca (2023) serão projetados nesta quarta
As questões étnico-raciais são abordadas pela cultura de massa e o cinema é um dos pontos que merece a atenção e análise de pesquisadores. Com este propósito, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da ULBRA realiza o Cine Debate: Diálogos sobre o Cinema de Horror Negro Brasileiro, nesta quarta, às 19h, no saguão do Prédio 14, campus Canoas. O evento terá início com a exibição dos curtas-metragens O Passageiro Obscuro (2009), de Davi de Oliveira Pinheiro, e Arapuca (2023), dirigido por Joel Caetano.
Após a projeção, o diretor Davi de Oliveira Pinheiro participará de debate com a prof. dra. Ana Maria Acker, coordenadora do curso de Jornalismo e pesquisadora de cinema de Horror, e o doutorando do PPGEdu, Lucas Bitencourt Fortes, que investiga as pedagogias do Horror no audiovisual e produz o conteúdo da página Desmembrando o Horror no Instagram (@desmembrando_o_horror). O cineasta Joel Caetano participará por vídeo.
Davi de Oliveira Pinheiro é diretor, roteirista e produtor de Porto dos Mortos (2010), um road movie de fantasia selecionado para mais de 80 festivais, incluindo o Festival de Cinema Fantástico de Sitges, e vencedor de 15 prêmios, licenciado ao Netflix e ao Hulu. Em 2020, realizou a série A Bênção, exibida no Canal Brasil e na Globo Play. Atualmente, finaliza Tudo que Resta, curta-metragem de ficção científica selecionado para o Editing Studio do Berlinale Talents.
Já Joel Caetano é diretor, roteirista e ator de curta-metragens premiados como Gato (2009), Encosto (2013), Judas (2015), Casulos (2017), Inside (2018), Scratches (2018), Cova Humana (2019) e Missão Berço Esplêndido (2021), que circularam por diversos festivais. Trabalhou como diretor de efeitos visuais do filme O cemitério das Almas Perdidas (2020) de Rodrigo Aragão (Fábula Negras Produções), na série Noturnos (2020) do canal Brasil, no Enterre Seus Mortos (2024) dirigido por Marco Dutra, Barba Ensopada de Sangue (2024) dirigido Aly Muritiba (ambos da RT Features e GLobo Filmes), Latasha (websérie de 2022), entre outros.
Confira as sinopses dos curtas:
Arapuca (2023), de Joel Caetano
Em Arapuca acompanhamos o cotidiano de Marcos, um homem que volta a sua antiga casa para cuidar do pai, que está em estágio avançado de uma doença degenerativa que o priva de ver com clareza a realidade. Marcos não consegue se comunicar com o pai e essa invisibilidade aos poucos está corrompendo-o, principalmente por impedi-lo de encontrar respostas para algo que o incomoda há muito tempo na relação entre os dois.
O Passageiro Obscuro (2009), de Davi de Oliveira Pinheiro
Em O Passageiro Obscuro um detetive entra num vagão de trem e encontra diferentes manifestações de uma força que assombra o lugar. Aprofundando questões de ritmo e movimentação interna dos personagens, o filme aborda a autocensura narrativa.
O Cine Debate do Neabi é aberto à comunidade acadêmica e não exige inscrição prévia.
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes
Últimas notícias
-
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros -
05
DEZO amanhã começa hoje Presidente da Aelbra debate transformações do Ensino Superior -
28
NOVVida Urgente Ulbra Guaíba recebe a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga