Visita Técnica
Curso de Direito realiza Visita à Penitenciária Estadual Feminina
Alunos de diversos semestres participaram da atividade

Na sexta-feira, 06 de outubro, o curso de Direito promoveu uma visita técnica à Penitenciária Estadual Feminina, localizada no município de Guaíba, uma organização do Profe. Me. Klayton A. Martins Tópor e Prof. Coordenador Dr. Josué Emílio Möller, os quais vêm estreitando relações entre as instituições.
A atividade, que estava vinculada às disciplinas de Teoria da Pena, Direito Processual da Pena I, Direito Processual Penal II, objetivava proporcionar aos acadêmicos uma experiência empírica para contrapor aos conteúdos estudados em sala de aula, além de apresentar a realidade das rotinas no sistema prisional.
Participaram da atividade alunos de diferentes semestres do curso de Direito, que foram recepcionados pela Psicóloga Carla Castro, Assistente Social Caroline Araujo, e a Advogada Alessandra Souza, as quais conduziram a visita e relataram as maiores dificuldades enfrentadas pela instituição, assim como responderam aos questionamentos dos acadêmicos no decorrer da visita.
A Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba possui 7,7 mil metros quadrados e capacidade para abrigar aproximadamente 400 detentas, com 300 vagas ocupadas; contém unidade para atendimento médico, área para trabalho prisional, salas de aula e biblioteca, mas não possui mais o espaço para berçário, logo, não há presas grávidas ou com filhos no estabelecimento.
Durante a visita, foi enfatizado o fato de que as mulheres que ali estão, são privadas tão somente do direito à liberdade e que todos os demais direitos devem ser respeitados.
Na oportunidade foram realizadas doações de produtos de higiene à penitenciária, e certamente, o momento foi de grande valia para o aprendizado e crescimento acadêmico/profissional dos alunos que participaram.
Fernanda C. Campos - Assessora de Comunicação Social
Notícias relacionadas
-
12
MAIENSINO NA PRÁTICA Ulbra começa a atender pacientes de Esteio pelo SUS -
07
MAINota oficial da Ulbra Cremers revoga interdição ética do Hospital Universitário da Ulbra -
06
MAIEM BUSCA DE SOLUÇÃO Ulbra solicita ao CFM apuração sobre ato de interdição do HU -
05
MAIUlbra reafirma convênio legal NOTA OFICIAL 5/5/2025