Semana da Pessoa com Deficiência
Polo Guaíba realiza bate-papo com pesquisadores em Inclusão
Atividade faz parte da Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência
A Universidade Luterana do Brasil realizou, entre os dias 21 a 25 de agosto, a Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência, com palestras, debates, exposições e outras atividades, a fim de que tracemos caminhos em direção à materialização dos direitos das Pessoas com Deficiência, com foco no estímulo à capacidade e potencialidade das pessoas, nunca em suas limitações.
Na unidade de Guaíba foram realizadas diversas ações, internas e externas, especialmente, em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou-se na quinta-feira, 24, um bate papo sobre acessibilidade atitudinal, com diretor da unidade Me. José FIlipe de Quadros Nunes e a convidada Livia Paim.
O evento, que ocorreu no miniauditório do campus com transmissão virtual, foi uma iniciativa do coordenador do Polo EAD Fábio Schmaedecke, aberto ao público e estiveram presentes representantes da prefeitura; da educação de surdos e da educação especial, ambas da Secretaria Municipal de Educação; bem como representantes de conselhos municipais envolvidos na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Além disso, apreciaram o evento coordenadores, professores e acadêmicos do curso de Psicologia, Jornalismo e Serviços Jurídicos e Notariais, assim como egressos da Pedagogia, Direito, Gestão de Recursos Humanos, Administração e Processos Gerenciais.
Durante a conversa dos palestrantes foram abordados assuntos transversais sobre A Inclusão da Pessoa com deficiência no trabalho,tais como: Lei de cotas para pessoa com deficiência e sua evolução ao longo dos anos; Aprendizagem, explanando sobre o que descreve o Manual da aprendizagem, destacando que a contratação da PCD Aprendiz não acarreta na suspensão do Beneficio de Prestação Contínuada - BPC, limitando ao recebimento concomitante até 2 anos; a importância de manter atualizado e completo os documentos pessoais da pessoa com deficiência, facilitando o processo de contratação; e maneiras de incluir PCD no ambiente de trabalho visando sobretudo as potencialidades de cada pessoa.
A temática, que vai ao encontro dos princípios e valores da Ulbra, é assunto primordial na sociedade, devendo ser trabalhado sempre, uma vez que a luta por equidade é contínua, desta forma semana destinada a discussões sobre os direitos e a realidade da pessoa com deficiência, apenas serve como reforço e se destina a enfatizar a temática nos bancos universitários.
A Ulbra segue acreditando que juntos estamos construindo um mundo melhor.
Fernanda C. Campos - Assessora de Comunicação Social
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola