Comunidade
Maio finaliza com I Seminário sobre Saúde Mental Materna
Ações movimentaram o Campus durante o mês
No dia 31 de maio, aconteceu o 1° Seminário Maio Furta-cor: saúde mental materna importa, promovido pelo Curso de Psicologia, com apoio da Prefeitura Municipal de Guaíba e Secretaria de Políticas para Mulheres, Família e Direitos Humanos.
O evento abordou a ausência de apoio ao sofrimento mental das mulheres em relação às responsabilidades e desafios que a maternidade impõe, além de conscientizar acerca do assunto.
A primeira-dama, Deisi Maranata, esteve presente e declara: "O 1° Seminário Maio Furta-cor foi um marco para nossa cidade, pois nunca havia sido discutido isso antes com profissionais que já trabalham nessa área, que acompanham as mulheres durante e após a gestação. Ao meu ver, o mais marcante foi ouvir as especialistas falando sobre a 'romantização' da gestação e da amamentação, sendo algo prejudicial principalmente para 'mães de primeira viagem', como eu que sou filha única e nunca cuidei de irmãos, por exemplo.Além do evento ter sido valioso, é essencial falar sobre a realidade da maternidade, que mesmo sendo um sentimento incondicional, é trabalhoso e não deve ser romantizado. As mães podem e devem ter apoio em seus primeiros meses pós-parto."
O momento contou com diversas pautas, sendo algumas delas "Puerpério, emoções e rede de apoio: quando buscar suporte profissional?", "Amamentação: como uma consultora materno-infantil ajuda na saúde mental da mulher" e "Violência obstétrica e os impactos na saúde mental", assuntos debatidos pelas convidadas e palestrantes Mariana Benchaya (psicóloga perinatal), Jucieli Gomes (psicóloga materno-infantil), Jéssica Kawka (nutricionista materno-infantil) e Nanucha Silva (enfermeira obstetra).
"Foi um momento muito agregador, pois é um assunto que não costumamos ouvir falar, mas de extrema importância e que deve ser abordado mais vezes, principalmente em instituições como a Ulbra", destaca Marieli Kubiak, acadêmica do curso e colaboradora da unidade.
Maio Furta-cor é uma campanha sem fins lucrativos, democrática e apartidária, que acontece simultaneamente em todo o Brasil e em outros 17 países, e tem como objetivo conscientizar e sensibilizar toda a população sobre o incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna.
Quer saber mais sobre o movimento?
Acesse: www.maiofurtacor.com.br
Alice Bittencourt - Estagiária de Comunicação e Marketing
Fernanda C. Campos - Assessora de Comunicação Social
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola