Sociedade
Ulbra tem representantes na 9ª Conferência Estadual de Saúde
Acadêmicas do curso de Direito representaram a Instituição
A Universidade Luterana do Brasil foi representada na 9ª Conferência Estadual de Saúde, que ocorreu em Porto Alegre nos dias 15 a 17 de maio de 2023, pelas acadêmicas Ana Ivani Moraes e Elizabeth Citolin, ambas do curso de Direito do campus Guaíba.
As conferências são espaços democráticos e deliberativos de construção das políticas públicas voltadas para o setor da saúde. Os encontros são formados por representantes do governo, profissionais da saúde, movimentos sociais e a comunidade em geral que discutem a situação do sistema de saúde disponível à população, corrigindo as deficiências do SUS, confirmando o correto e discutindo o novo. As atividades são realizadas de quatro em quatro anos, nos três níveis: Municipal, Estadual e Nacional.
A primeira etapa ocorre no âmbito municipal, onde a comunidade leva propostas prioritárias referentes à saúde, de acordo com cada segmento: Trabalhadores, Gestores e Usuários do Sistema SUS. Nesta conferência também são eleitos os Delegados de cada segmento que serão responsáveis pela apresentação das propostas de seu município no nível estadual, onde as propostas defendidas serão levadas para o âmbito nacional.
Na oportunidade, o município de Guaíba contou com nove representantes que foram eleitos na etapa municipal para a etapa estadual, e foram eleitos dois guaibenses para representar a Região Metropolitana e o Rio Grande do Sul na etapa nacional, em que pese será a 17ª Conferência Nacional de Saúde, a realizar-se de 2 a 5 de julho de 2023, em Brasília.
É importantíssimo para a Universidade que seus alunos estejam inseridos em ações em prol da sociedade, e a unidade de Guaíba sente-se honrada por tal representação.
"Parabenizamos pelo exercício desta importante representação no âmbito da 9ª Conferência Estadual de Saúde, certos de que poderá contribuir para o desenvolvimento de atividades que revertem ao bem-estar da comunidade", elucida o coordenador Josué E. Moller sobre a participação das acadêmicas do curso na atividade.
Quer saber mais sobre o assunto?
- Decreto Estadual 56.712 de 31 de outubro de 2022:
https://www.diariooficial.rs.gov.br/materia?id=789395
- Regimento da 9ª CES:
Fernanda C. Campos - Assessora de Comunicação Social
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola