No Complexo Esportivo
Geração Ulbra campeã de vôlei fará jogo dia 29 de setembro
Entrada será um quilo de alimento. Estacionamento é gratuito
Muita emoção, solidariedade e o talento de eternos campeões do vôlei. É o que promete o reencontro da geração Ulbra que conquistou três títulos da Superliga para o Rio Grande do Sul e também os demais que fizeram parte da história do time. Os ex-atletas farão um jogaço no dia 29 de setembro de 2022, às 18h30min, no ginásio principal do Complexo Esportivo da Ulbra Canoas. Já são 30 nomes confirmados até agora. O público poderá ver de perto os seus ídolos. A entrada para o amistoso é um quilo de alimento não perecível e o estacionamento é gratuito.
O reencontro dos campeões dos anos dourados do vôlei gaúcho, junto com aqueles que começaram a história do time, promete muitos saques emocionantes entre amigos que não se veem presencialmente há muito tempo. Conforme Gilson Alves Bernardo, o Gilson 'Mão de Pilão', "eu e o Alex Schorr, por exemplo, tem mais de 20 anos que não nos vemos".
Equipes estão definidas
Os ex-atletas vão jogar nos times Ulbra A e Ulbra B, com camisetas azuis e vermelhas, que representam as cores da Rede de Escolas da Ulbra, no ginásio da Ulbra Canoas, o qual já foi local de grandes vitórias. "Todos os atletas estarão misturados, independentemente de terem integrado equipes campeãs", explica Gilson. O 'Mão de Pilão' foi um dos principais jogadores do primeiro e do segundo títulos da Ulbra e um dos maiores ídolos da torcida da Universidade. Segundo ele, as equipes já estão definidas, mas, por enquanto, é segredo.
São mais de 30 títulos juntos, entre brasileiros, estaduais gaúcho e paulista, copas do Brasil, no exterior, etc., informa Gilson. "Alguns querem somente participar do reencontro e não vão jogar. Serão três sets, sempre com jogadores diferentes em quadra", adianta o 'Mão de Pilão'.
Memória e comemoração
O jogo dos ex-atletas de vôlei da Ulbra, que estarão de volta para casa, é uma iniciativa e está sob a coordenação da Rede de Escolas da Ulbra. "Esse jogo vai trazer emoções para a memória de todas as pessoas que tiveram a oportunidade de vivenciar, torcer e comemorar com os atletas as conquistas da Ulbra Brasil afora", enfatiza a gerente operacional da Educação Básica e Técnica, Carin Cristina Borkert Kuchenbecker. Segundo ela, é uma oportunidade de "acender nas crianças e adolescentes o gosto pelo esporte e o incentivo à prática esportiva".
SAIBA MAIS
SUPERLIGA
A Ulbra Canoas investiu forte no esporte e conquistou três títulos da Superliga para o Rio Grande do Sul.
* 1997/1998
* 1998/1999
* 2002/2003
Todos os títulos da Ulbra na principal competição de vôlei do país foram conquistados longe de casa.
Temporada 1997/1998
* O técnico Jorginho Schmidt transferiu-se para Canoas em 1997 e levou a equipe canoense aos dois primeiros títulos seguidos na Superliga.
* Elogiado por montar grandes elencos, Jorginho levou consigo alguns atletas que venceram a primeira edição da Superliga, como Gilson, o 'Mão de Pilão', André Heller, Celso e Marcelo Fronckowiak.
* O grupo ainda foi formado por Fink, Joel, Hernani, Jeffe, Alex Lenz, Weber, Gatin, Willian, Jonas, Fernandão, Betão e Mâncio.
* A Ulbra/Diadora superou o favorito Olympikus (RJ) no quinto jogo.
Temporada 1998/1999
* O bicampeonato da Superliga veio na temporada seguinte (1998/1999) já com a Ulbra/Pepsi.
* Com praticamente a mesma base de atletas, a equipe ainda teve Alexssandro, Bráulio, Carlos Javier, Carlos Alberto Toaldo, Guilherme Schuch, Badalotti, Itápolis, Marcel, Otelo, Roberto Ferreira.
* A Ulbra levou a Superliga ao superar o Papel Report/Nipomed, de Suzano (SP), por 3 jogos a 1.
Temporada 2002/2003
* E, em 2003, a Ulbra conquistou o tri na Superliga com Fronckowiak como técnico.
* Atletas consagrados, como o campeão olímpico em Barcelona 1992, Marcelo Negrão, e o levantador Ricardinho, campeão olímpico em Atenas 2004.
* O duelo final foi contra a Unisul (SC), onde os gaúchos levaram a melhor por 3 partidas a 0.
* O grupo ainda era composto por Riad, Renato Felizardo, Lilico, Rapha, Bozko, Dentinho, Roberto, Cris, Alan, Dante Trevisan, Roberto Minuzzi, Acácio, Tiago Peter, Duda e Jardel.
RECORDAÇÕES
Ulbra de 1997/98 era zebra
Alguns dos principais jogadores do elenco da Ulbra/Diadora que ergueram a primeira taça da Superliga em Canoas já conheciam o caminho da glória, pois duas temporadas atrás já haviam levado o Estado ao ponto mais alto do vôlei brasileiro.
Foi de virada
O ex-jogador Gilson 'Mão de Pilão' lembra que a vitória sobre o Olympikus, do ex-companheiro Carlão, teve confusão e salto alto. "Nós ganhamos uma série épica, uma virada de 3 a 2. No ginásio Tesourinha, em Porto Alegre, perdendo de 2 sets a 1 para eles, e no quarto set, no quarto jogo, eles já batendo palma para a torcida, chamando 'é campeão', nós viramos o jogo", destaca Gilson Bernardo.
Poder de recuperação
"Nós, que éramos considerados a zebra do campeonato, acabamos conquistando o título da Superliga, inclusive sobre times que tinham investimento três vezes superior ao nosso. Nossa equipe tinha poder de recuperação. Era a marca registrada", recorda André Heller.
Marcelo Miranda
Jornalista - MTB. 6824
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
29
FEVULBRA SPORT Ulbra retoma protagonismo no esporte e forma novos atletas -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra