Gente da Ulbra
Formado em Direito pela Ulbra Guaíba, hoje é juiz no TJSP
Luan Casagrande conta que conquistou seus sonhos com o apoio da Ulbra
Histórias de superação transformam vidas. E essa, com certeza, é um exemplo claro de como o esforço e a persistência de Luan Casagrande mudaram sua vida. Natural da cidade gaúcha de Liberato Salzano, ele viu seu sonho se tornar realidade quando ingressou na Ulbra Carazinho, em 2005, para cursar Direito através de uma bolsa de estudos ofertada pelo PROUNI.
Segundo Luan, essa oportunidade permitiu o acesso a um ensino que ele jamais teria condições financeiras de arcar. "Devido à distância entre a minha cidade e a Ulbra, nesse período eu viajava toda a noite, cerca de 220 km, para poder chegar à universidade, o que não era nada fácil. Saía de casa por volta das 17h30min, e retornava por volta das 00h30min. Passava mais tempo dentro do ônibus do que no curso, praticamente", recorda.
Após um período de estudo no campus Carazinho, o egresso conheceu Alberto Lima Wunderlich, um professor que acreditou em seu potencial e o orientou sobre o futuro no mercado de trabalho. Em um ato exemplar, Alberto abriu as portas de seu escritório de advocacia na cidade de Porto Alegre. Nessa época, Luan acabou transferindo seu curso para o campus Guaíba, onde posteriormente se formou em Direito.
"O tempo na graduação foi excelente, de aprendizado, de amizades, de evolução. Tive a sorte de conseguir chegar até a universidade e de ter pessoas importantes que cruzaram minha vida e que fizeram a diferença", relata o agora Juiz de Direito.
Motivação para seguir
Durante sua formação, Luan teve contato com vários docentes que o motivaram a seguir em busca do seu sonho, além de profissionais como promotores, juízes, advogados e defensores públicos. Para ele, o curso trouxe uma nova perspectiva de enxergar a área de atuação do profissional de direito. "Durante a formação, pude perceber a relevância da função da magistratura, de importância ímpar para trazer justiça àqueles que mais precisam e com grande potencial de fazer a diferença e gerar mudanças sociais", comenta.
Mas foi na magistratura que Luan se encontrou profissionalmente, porém sempre com muito esforço e nunca desacreditando em seu potencial. "A partir do momento em que optei por prestar o concurso para buscar a aprovação no concurso de Juiz de Direito, sabia que o caminho não seria nada fácil. Desde a minha formação, foram quase oito anos de preparação, reprovações, privações, frustrações e isolamento", relata.
Nesse período em que se preparava para as provas, sempre continuou trabalhando de forma concomitante no mesmo escritório de advocacia, em Porto Alegre, onde evoluiu profissionalmente e pessoalmente. "Sou grato eternamente ao professor Alberto pela oportunidade e pelo período que passei em seu escritório. Não existe pessoa de coração maior", pontua.
Aprovado entre 23 mil candidatos
Para realizar seu sonho na magistratura, Luan precisou enfrentar uma série de avaliações teóricas, orais, além de inúmeros testes psicotécnicos com o setor de psicologia do tribunal. "Nesse concurso da cidade de São Paulo em que logrei obter a aprovação para o TJSP, mais de 23 mil candidatos concorreram, sendo aprovados somente 86 candidatos, o que representa cerca de 0,4% de aprovação, entre todos os candidatos participantes. A minha aprovação ocorreu no final do ano de 2019 e a posse, por razões de pandemia, ocorreu apenas em fevereiro de 2021", fala.
Empossado, o agora Juiz de Direito fala sobre o que esse desafio na magistratura representa em sua vida. "Em momentos como esse, em que olho para trás e lembro por tudo o que passei, consigo ter a exata noção da dimensão da conquista que obtive. Todo meu esforço, as privações e as várias horas de estudo, nos finais de semana e madrugadas, valeram a pena", completa.
João Pedro Borques
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
30
JANExtensão Ulbra oferece curso de Libras EAD e gratuito -
16
SETNo Complexo Esportivo Geração Ulbra campeã de vôlei fará jogo dia 29 de setembro -
25
ABRAinda dá tempo! Consulta pública para estruturar PDI 2023/2028 encerra neste sábado, 30 -
04
MAREpisódio 12 Podcast Ulbra está de volta e aborda a volta às aulas
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra