Responsabilidade Social
Universidade realiza Dia da Solidariedade
Evento foi promovido em parceria com a Band RS
Dia de fazer o bem ao próximo. Com este lema, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) esteve presente no Centro de Porto Alegre, no largo Glênio Peres, no sábado, dia 24 de novembro. Professores, alunos e colaboradores de Canoas, Guaíba, Porto Alegre e da EAD participaram do Dia da Solidariedade, projeto realizado em parceria com a Band RS, que ofereceu aos transeuntes alguns serviços que são desenvolvidos nos cursos da Ulbra, sendo colocados em prática pelos acadêmicos com supervisão dos docentes.
"Achei fantástica a iniciativa de vocês. O tratamento das meninas foi maravilhoso. Sou aposentada e trabalhei muitos anos na área da saúde e sei o quanto é importante este tipo de atendimento. Vocês estão de parabéns", disse com entusiasmo Elizabeta Podestá, que estava a caminho do Mercado Público e aproveitou a oportunidade para ver como estava sua pressão. Elisabeta foi atendida por alunos do curso de Farmácia da Ulbra Canoas.
Conforme a coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade, Daniela da Silva Schneider, a participação dos alunos é muito importante para que eles percebam que a atenção à saúde não ocorre somente dentro dos espaços de saúde, mas junto à comunidade, em locais informais. Além da verificação de pressão arterial, a enfermagem realizou testes de glicemia capilar, um monitoramento através de aparelho de glicemia específico capaz de avaliar a quantidade de glicose em uma gota de sangue retirada da ponta do dedo.
Em uma das tendas distribuídas no largo, alunos da Educação Física da Ulbra Guaíba realizaram anamnese, uma breve entrevista sobre hábitos diários do paciente com verificação da pressão, peso, altura e medida da cintura, dentro do projeto de pesquisa Pit Stop da Saúde. "Analisamos os resultados e conversamos com os pacientes. Quando necessário, sugerimos algum encaminhamento médico. Recomendamos, no mínimo, 30 minutos diários de atividades físicas para que eles mantenham a saúde sempre ativa", explica Amanda Belmonte, estudante do 1º semestre.
O curso do Direito também fez atendimento à população. Muitos consumidores foram orientados sobre situações que envolviam Procon e puderam esclarecer dúvidas sobre contratos, compras, entre outros assuntos. Tamara Melo, acadêmica do 3º semestre, do campus Guaíba, explicou como é feito o atendimento e afirmou que "é extremamente positivo este trabalho junto à população. Isso nos traz à realidade e nos ajuda a ter uma interação com a sociedade. É bem gratificante". Segundo o diretor da Ulbra Guaíba, Marcelo Müller, o Balcão do Consumidor da unidade atende uma parte significativa das ocorrências no estado. "Das ocorrências de reclamação que o Procon RS recebe, 37% são atendidas pela Ulbra Guaíba. Isso mobiliza o aluno e ele se sente parte do processo da Universidade, colaborando, ainda, com o próximo."
Segundo o diretor Orlando Mario Konrad, este é um momento muito especial para Ulbra Porto Alegre, "pois conseguimos reunir os campi da Universidade no centro da capital, e o mais importante: estamos colocando em prática, junto à comunidade, alguns serviços que temos na Instituição. Este é um dos pilares da própria Ulbra, fazer a diferença junto à comunidade".
Para o diretor da EAD, Attila Elöd Blesz Junior, o Dia da Solidariedade mostrou o engajamento do grupo e reforçou a confessionalidade da Instituição. "Eu entendo que esse momento agrega valores à Ulbra. Este é um dia de lavar a alma e de estar próximo da comunidade. Estou muito feliz", afirma. O mesmo sentimento é partilhado pelo professor Paulo Bogado, um dos organizadores do evento. "É um momento muito especial, um momento de muito amor ao próximo. Parabéns ao grupo Bandeirantes , parabéns à Ulbra, que trouxe os professores, os alunos, os colaboradores. É o papel social da Universidade dando à comunidade serviços que, às vezes, ela não encontra no dia a dia."
O curso de Serviço Social, vinculado à Ulbra Porto Alegre, aproveitou a ocasião para apresentar um projeto que mostra dados e informações sobre a violência contra a mulher. A professora Angélica Laipelt, juntamente com as alunas Bruna Rocha e Serenita D'avila Kremer, buscaram abordar mulheres para uma conversa esclarecedora. "O enfoque é a mulher que está passando por aqui olhar o banner e pensar: será que não estou sofrendo alguma violência na minha casa? Daí damos orientações do que fazer, empoderando-as e incentivando a denunciar seus agressores", explica.
Também foram parceiros da Ulbra e da Band RS, neste Dia da Solidariedade, a rádio Mix FM, que realizou diversos sorteios de brindes e a sonorização do evento, a empresa Ecomate, que disponibilizou erva-mate e água quente para o chimarrão, e a Barbearia Barba Ruiva, que efetuou cortes de cabelo gratuitamente.
Assista aqui a repostagem da Band RS, programa Band Cidade
Adriana Marques
Jornalista - MTb.: 8.354
Assessora de Comunicação e Marketing - Ulbra
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
26
OUTFormação com Propósito Feira de Estágios Ulbra Carreiras une alunos, oportunidades e propósitos
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes