Desenvolvimento
Reestruturação Curricular pauta segundo encontro do Grupo II
Programação foi realizada na segunda-feira, 27, na Ulbra Canoas
O Grupo II da Reestruturação Pedagógica, formado pelos cursos das áreas de ciência, matemática e computação, educação, engenharia, produção e construção, estiveram reunidos na segunda-feira, 27 de agosto, na Ulbra Canoas.
O encontro de gestores e docentes, realizado pela Pró-reitoria Acadêmica, no auditório do prédio 6, teve como pauta a Reestruturação Curricular que deve ser colocada em prática já no primeiro semestre de 2019. A meta da Universidade é de que, até o final de agosto, a matriz curricular de 2019/1 seja definida, atendendo aos prazos estabelecidos no cronograma da educação presencial e EAD de alinhamento de ofertas.
Na abertura, o pró-reitor Acadêmico Pedro Antonio González Hernández agradeceu a presença e o empenho de todos e após uma breve fala de alinhamento, direcionou as equipes para as salas reservadas a cada área específica.
No início da tarde, o grupo voltou a se reunir para apresentação das propostas trabalhadas e orientações acerca de outros dois tópicos da Reestruturação Pedagógica. "A nova política de Internacionalização foi apresentada com o objetivo de direcionar às coordenações sobre a forma como esta temática deve ser implantada nas graduações que compõem o Grupo II. Entendemos que ela já deva ser parte integrante dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs), através de atividades institucionais, que compreendem o aproveitamento de ações já realizadas dentro da Universidade, como o Café com Idiomas e o Sarau das Nações. O segundo ponto é a maneira como esta proposta será inserida de fato no dia a dia destas áreas", explica a assessora de Relações Internacionais, Andreia Silveira Athaydes.
A Acessibilidade Universal foi o último eixo abordado através da apresentação norteada pela Política Institucional de Acessibilidade, que prevê a inserção desta temática nos projetos pedagógicos dos cursos. "É neste tópico da Reestruturação Pedagógica que a Universidade busca ir além do atender este público. A ideia é formar profissionais que tenham maior sensibilidade e preparo para trabalhar, atender e incluir pessoas com deficiência", resumiu o diretor de Extensão, Gustavo Becker, sobre o desafio de incluir esta temática na rotina dos cursos.
A importância desta atividade, de acordo com o reitor da Universidade, Ricardo Willy Rieth, está nas definições sobre o tema proposto, resultado que a Ulbra obterá após o debate entre as áreas do Grupo II. "Nosso objetivo é que os alunos ingressantes nestes cursos a partir de 2019/1 já iniciem sua trajetória acadêmica dentro da nova matriz curricular, que é a parte essencial de um projeto pedagógico. Neste encontro, os docentes chegaram ao consenso sobre a forma como ela será estruturada ao mesmo tempo em que se ocupam de dois outros itens, também muito importantes neste processo, que são a Internacionalização e Acessibilidade Universal."
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
Tags
Notícias relacionadas
-
18
NOVRelações Internacionais Universidade recebe visita do diretor do Instituto Cervantes -
19
JUNCooperação internacional Assinado protocolo de cooperação com o ISA de Lisboa -
01
MARRelações Internacionais Abertas inscrições para seleção de bolsas Ibero-americanas do Santander -
04
JANInternacionalização Ulbra renova convênio com a Universidad Autónoma de Bucaramanga
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra