Período Avaliativo
Dia 1º de setembro inicia a Avaliação Institucional
Comunidade poderá contribuir para o crescimento da Instituição
Está chegando o momento em que a comunidade acadêmica poderá colaborar para a melhoria e o crescimento da Universidade Luterana do Brasil. A partir do dia 1º de setembro, inicia o período da Avaliação Institucional (AI), processo que faz parte da exigência legal do Ministério da Educação e é organizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). Durante 30 dias, alunos, professores e colaboradores da Ulbra RS e da EAD terão acesso à pesquisa na página do Autoatendimento, no site da Ulbra.
Conforme o reitor Ricardo Willy Rieth, a AI não é apenas o cumprimento de um requisito legal do governo, mas uma ferramenta muito importante para que seja determinado o nível de qualidade acadêmica que se tem e o que se quer atingir, projetando o aumento dessa qualidade. Rieth destaca que a avaliação é alinhada com o planejamento estratégico e com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade. "Nós já escrevemos o PDI baseado na Avaliação Institucional. Essa apreciação periódica serve para verificarmos se estamos executando o PDI ou não, permitindo que verifiquemos se a Universidade está cumprindo seus objetivos conforme aquilo que se planejou. Tivemos a participação coletiva na elaboração do PDI, e isso é imprescindível para conferirmos se este plano está sendo executado por todos, adequadamente."
De acordo com a coordenadora de Processos Avaliativos, Jaqueline de Menezes Rosa, a AI permite analisar a coerência entre a Missão da Universidade e as políticas previstas no PDI, tornando-se guardiã do planejamento de ações que visam à qualificação dos processos institucionais. "E sendo os acadêmicos, os docentes, os gestores e os colaboradores as vozes da Universidade, a expressão de todos na avaliação possibilita a geração de dados que permitem a análise e o parecer sobre os processos da Ulbra. A partir dessas sugestões são implementadas melhorias que, articuladas ao PDI, fortalecem tanto a cultura da avaliação como de planejamento." Para Jaqueline, esta é a maneira democrática de construir a Universidade que se quer ter.
Para o docente Rubem Beraldo dos Santos, coordenador do curso de Odontologia da Ulbra Cachoeira do Sul e um dos coordenadores eleitos da Comissão Própria de Avaliação Institucional, a expectativa é muito positiva de todos os componentes das CPAs de todos os campi do RS e EAD. "Nós entendemos que está chegando o momento em que as pessoas podem dar sua contribuição efetiva para que a gente reflita para onde a Universidade deve ir e para onde a gestão deve nos levar a partir das nossas demandas." Santos afirma que é importante que cada respondente não entenda como obrigação participar deste processo, mas que ele perceba a oportunidade para que cada voz seja ouvida, e que esta resposta deva ser preenchida com muita responsabilidade no aspecto construtivo. "Esperamos contar com cada professor em sua sala de aula, além de cada coordenador de curso porque eles são o elo de motivação junto aos nossos alunos, e, também, com os nossos gestores e colaboradores na participação deste momento colaborativo", destaca o coordenador.
A AI da Universidade ocorre até o dia 30 de setembro. Para responder ao questionário é necessário acessar a página do Autoatendimento no site da Ulbra (www.ulbra.br/autoatendimento) com o número do CGU e senha. Após, clicar no ícone Autoatendimento.
A CPA institucional garante o anonimato do respondente no preenchimento da avaliação, incentivando a manifestação livre de todos os participantes do processo.
Adriana Marques
Jornalista - MTb.: 8.354
Coordenadora da Assessoria de Imprensa e Relacionamento
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame -
22
SETEsporte Ulbra reúne 1,3 mil alunos de três países em jogos escolares
Últimas notícias
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado