Universidade Transformadora
Curso de Educação Física inicia Reestruturação Pedagógica em Guaíba
Mudança compõe o planejamento definido no PDI de 2016
O ano de 2018 é um tempo de mudanças positivas nos nove campi da Universidade Luterana do Brasil no Rio Grande do Sul e também nas unidades EAD espalhadas pelo país. Dando continuidade às resoluções aprovadas no último Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), até 2021 todos os cursos de graduação e pós-graduação passarão por uma Reestruturação Pedagógica.
Ainda neste semestre, o bacharelado em Educação Física do campus Guaíba começa a implantar a metodologia, uma transformação que tornará a dinâmica de ensino/aprendizagem mais interativa e condizente com o mundo conectado do século XXI.
Segundo a coordenadora Acadêmica da Unidade, Adriana Ziemer Gallert, o curso de bacharelado em Educação Física está iniciando a implantação de uma nova proposta pedagógica, centrada no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais que possibilitem aos estudantes ingressarem no mercado de trabalho com uma formação ainda mais qualificada.
No decorrer deste ano, outro grupo de cursos vive a etapa do planejamento. Pedagogia, Educação Física licenciatura e CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, articulados e comprometidos com o novo momento da Universidade, participam desse processo para que a implantação das mudanças aconteça em 2019. "Cursos mais dinâmicos, ousados e conectados com a realidade social resumem o que os estudantes encontram na Ulbra Guaíba, como resultado da Reestruturação Pedagógica que a Instituição está construindo, com a seriedade e responsabilidade de sempre", complementa a professora.
O processo de adaptação à nova metodologia, tanto para quem está ingressando na Universidade quanto para aqueles matriculados há mais tempo, é novidade. Mesmo assim, os alunos veteranos das graduações que neste ano iniciam as mudanças estruturais não devem se preocupar com o impacto que essas alterações trarão em suas vidas acadêmicas, uma vez que todo o processo será metodicamente conduzido pelos gestores e professores da Ulbra. "Vivemos novos momentos na educação e neste aspecto a Ulbra não pode ficar estagnada. Todo o processo da Reestruturação Pedagógica foi cuidadosamente preparado para que tenhamos maior qualidade e dinamismo na formação dos nossos acadêmicos. A Universidade vem se preparando para este momento e assegura que o processo será gradativo e tranquilo, não gerando prejuízo para nenhum acadêmico", afirma o diretor do campus, Marcelo Müller.
Em 2019, a Reestruturação ocorrerá nos cursos das áreas de ciências, matemática e computação, educação e engenharia, produção e construção. Já em 2020, é a vez do campo das ciências sociais, negócios e direito e das humanidades e artes. Todo o processo segue os princípios regulatórios do ciclo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), do Ministério da Educação.
Ulbra Muda com Você
Através da página www.ulbra.br/mudacomvoce, a comunidade acadêmica terá acesso às informações, o passo a passo de cada etapa, o seu significado e suas consequências, todas elas positivas. No site, é possível acessar os vídeos apresentados por diretores de áreas, coordenadores e o pró-reitor Acadêmico, onde são difundidos os principais tópicos da reestruturação. Entre as ações programadas estão as divulgações nas redes sociais, mídias internas nos campi universitários, além de reuniões com os alunos e os docentes.
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame -
22
SETEsporte Ulbra reúne 1,3 mil alunos de três países em jogos escolares
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra