Colóquio
Colóquio de Extensão, Pesquisa e Ensino reúne essência da Universidade
Extensionistas, pesquisadores e bolsistas integrados em evento pioneiro
Estudantes da Ulbra integrados em projetos nas áreas que formam o tripé universitário: extensão, pesquisa e ensino, de diversas unidades do estado, participaram nesta quinta-feira, 27 de agosto, do 1º Colóquio de Extensão, Pesquisa e Ensino, no campus Canoas. O evento abriu com uma apresentação do grupo PIBID Dança, que está vinculado ao bacharelado em Dança da Universidade e com o devocional proferido pelo capelão do campus, Gerhard Grasel, que destacou a importância do perdão ao longo da história. A importância da primeira edição do Colóquio foi enfatizada pelo reitor Marcos Fernando Ziemer, que lembrou de sua trajetória na educação, onde a integração entre extensão, pesquisa e ensino sempre foi o tema abordado como um desafio. "A Reitoria veio prestigiar este momento, que marca a união das três áreas que são a essência da universidade. Parabenizo todos os alunos que participam destas ações e desejo que continuem nessa caminhada de construção de um currículo rico construído ao longo do curso", declarou, acrescentando que o momento é de compartilhar o que a universidade tem de melhor, ensino de qualidade, pesquisa com inovação e projetos extensionistas que têm como objetivo promover com suas ações a transformação social, a partir das comunidades.
O professor Ivan Basegio foi o moderador da palestra de abertura, Inclusão e Dificuldades de Aprendizagem: Enfrentamentos Contemporâneos, pela manhã. Basegio é professor dos cursos de Educação Física e Pedagogia EAD na Ulbra, onde coordena o curso de Especialização em Psicomotricidade, o Centro Interdisciplinar de Estudos em Psicomotricidade Relacional (Ciepre) e o Projeto de Extensão Recreação e o Esporte na Perspectiva da Educação Inclusiva. Palestraram na ocasião a professora do curso de Pedagogia da Ulbra, Haydée de Moraes, a diretora da Assistiva Tecnologia e Educação Mara Lúcia Sartoretto e a professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Ulbra, Marlise Geller.
A pedagoga e docente do curso de Pedagogia da Ulbra Canoas, Haydée de Moraes, demonstrou a experiência do projeto de extensão de atendimento e consultoria psicopedagógica que desenvolve junto à Rede de Escolas da Ulbra, com destaque a problemática da dificuldade de aprendizagem e suas causas. "Quando falamos em inclusão, não falamos apenas do acolhimento da pessoa com deficiência visível. Temos que incluir também aqueles que ainda são tratados com desigualdade. Para lidar com estas diferentes formas de participação do aluno é necessária capacitação de todos os profissionais da escola e a preparação de pais e alunos para a inclusão", salientou.
A importância da pesquisa para o processo educacional foi o assunto abordado pela professora de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Ulbra, Marlise Geller. Ela destacou a importância do Laboratório de Estudos em Inclusão (LEI) da Ulbra, que integra o projeto iniciado em 2013, Estratégias de Ensino e de Aprendizagem com Alunos de Inclusão na Educação Básica: intervenções pedagógicas na área de Matemática. Tendo a inclusão como uma realidade nas escolas, o projeto busca compreender como proporcionar aos alunos com deficiência a aprendizagem de conceitos matemáticos necessários a sua inclusão social. Para tanto, desenvolve a investigação de processos de ensino e de aprendizagem com alunos de inclusão, através de intervenções pedagógicas na área de Matemática em escolas púbicas inclusivas de Educação Básica da região metropolitana de Porto Alegre. Mara Lúcia Sartoretto, diretora da Assistiva Tecnologia e Educação, encerrou o painel mostrando como o arsenal de recursos de tecnologia assistiva podem auxiliar na promoção efetiva da inclusão. Sartoretto é uma autoridade quando se trata do tema inclusão, com autoria de livros e artigos sobre o atendimento educacional especializado e tecnologia assistiva no contexto educacional inclusivo. É diretora da Associação dos Familiares e Amigos do Down de Cachoeira do Sul, consultora da AFAD 21, de Novo Hamburgo, Consultora da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, Supervisora da SEAC Escola de Educação Profissional. Foi supervisora de conteúdo no Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado do Ministério da Educação.
A palestra realizada foi o evento integrado do Colóquio. No período da tarde, os alunos se reuniram em salas de acordo com o projeto em que estão inseridos. Bolsistas, pesquisadores e extensionistas puderam compartilhar conhecimento e reunir novas experiências nos eventos pioneiros: 1º Encontro Ulbra de Alunos Extensionistas, 1º Encontro Ulbra de Bolsistas CNPq e Fapergs e 6º Encontro PIBID Ulbra.
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Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772
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