Transmissão Digital
Ulbra TV prepara-se para a transmissão digital
Ministério autoriza estação digital da TV da Universidade
A Ulbra TV já possui a permissão para a implantação da sua estação digital. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 5 de agosto, com despacho assinado pelo diretor do departamento de Outorga de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Jovino Pereira. "Divulgue no Rio Grande do Sul que aqui no Ministério estamos trabalhando para ajudar as instituições que querem fazer as coisas andarem e gerar empregos. Faço questão de estar aí na inauguração da TV digital da Ulbra", disse Pereira, ao assinar o despacho. Pelo canal 50, os espectadores poderão assistir a Ulbra TV digital, quando todo o processo de reformulação técnica estiver concluído.
De acordo com o diretor da Ulbra TV, Mauro Borba, depois que começar a transmitir com tecnologia digital, a televisão conquistará novos espectadores. "Hoje, o mundo é digital. A maior parte dos aparelhos que estão sendo comercializados já possui essa tecnologia. As pessoas assistirão o canal 50 também por meio de tablets e smartphones com grande qualidade da imagem.", declarou o diretor, esclarecendo que o projeto técnico será enviado agora para a Anatel. "Os passos principais já foram dados. Por este motivo, consideramos que estamos vivendo um momento histórico em nossa emissora", concluiu Borba. Os equipamentos para a nova plataforma estão em fase de aquisição, em tratativas realizadas com a empresa Screem Service, de Belo Horizonte, e a Seal, de São Paulo. As empresas foram escolhidas após um criterioso estudo de mercado realizado pelo departamento de suprimentos da Ulbra.
Vantagens
A nova plataforma possibilita o recebimento da imagem em alta resolução, sem os chuviscos e sombras comuns na tecnologia analógica. Mais do que isso, a transmissão digital possibilita a interatividade, por meio do Ginga - sistema desenvolvido no Brasil que permite o acesso a conteúdos e serviços disponibilizados pelas empresas de televisão.
Tecnicamente, a televisão digital usa um modo de modulação e compressão digital para enviar vídeo, áudio e sinais de dados aos aparelhos compatíveis com a tecnologia, proporcionando assim transmissão e recepção de maior quantidade de conteúdo por uma mesma frequência (canal), gerando uma imagem com grande qualidade.
Adequação a legislação
Até 2018, a TV analógica será extinta no Brasil, de acordo com o Ministério das Comunicações. Por meio do decreto nº 5.820, foram estabelecidas as diretrizes para que as emissoras e retransmissoras de televisão migrem o seu sistema de transmissão da tecnologia analógica para digital. As emissoras da grande Porto Alegre têm prazo final até junho de 2017 para migrar de sistema.
Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra