Orquestra de Câmara da ULBRA
Concerto Didático e Erudito na ULBRA Guaíba
Guaíba prestigia concerto didático e erudito
A Orquestra de Câmara da ULBRA se apresentou para aproximadamente 700 estudantes da rede de escolas públicas de Guaíba e Eldorado, na quarta-feira (20.05), no campus da Universidade, pela "Série de Concertos Didáticos". O projeto é financiado pelo Pró-Cultura RS, com patrocínio da GVT, e percorre cidades apresentando concertos gratuitos para alunos da rede pública municipal e estadual. A apresentação iniciou às 15h30 min, e o programa contemplou estilos que vão do Barroco ao contemporâneo, passando também pela música popular brasileira.
A série "Concertos Didáticos" tem o objetivo de colaborar para o acesso à música erudita e trabalhar para a formação de novas plateias, incentivando a educação musical nas escolas para alunos e professores. A elaboração do repertório e a regência dos concertos são do maestro Tiago Flores, que desenvolve projetos nesta área há mais de dez anos.
As escolas inscritas no projeto recebem com antecedência uma cartilha para que os conteúdos possam ser repassados aos alunos e trabalhados antes da apresentação. No início do concerto, as crianças recebem o programa com as obras que serão executadas. Antes de cada música, o maestro explica o contexto da obra e, ao final, os alunos são convidados a interagir com a Orquestra.
Na mesma oportunidade, a Orquestra de Câmara da ULBRA apresentou o "Concerto Erudito", no auditório, às 19h30 min, sob a regência do maestro Flores. O espetáculo contou com a participação dos acadêmicos e autoridades da região da Costa Doce.
A Orquestra de Câmara da ULBRA foi criada em julho de 1996, com o intuito de somar-se às iniciativas da Universidade nas áreas da Cultura e dos programas comunitários. Desde então, a Orquestra desenvolve vários projetos: "Concertos da Temporada", "Música nos Campi" e apresentações em eventos culturais. Tem como principal objetivo manter a excelência da execução e o alto nível de acabamento musical. Como reconhecimento desse trabalho, o grupo tem sido considerado, pela crítica especializada, uma das melhores Orquestras de Câmara do Brasil.
No repertório da Orquestra de Câmara da ULBRA constam as principais obras de música erudita compostas para instrumentos de cordas, abrangendo do período barroco até o contemporâneo. Destacam-se "As Quatro Estações", de Vivaldi, e as "Serenatas para Cordas", de Tchaikovsky e Dvorák; também as mais importantes obras sacras como "Paixão, Segundo São João" e "Oratório de Natal", de Bach; "O Messias", de Haendel e "Requiem", de Mozart.
Outras vertentes importantes do trabalho desse conjunto são a música latino-americana e a música brasileira, sendo este motivo de frequente pesquisa e inclusão de novas obras ou lançamento de novos compositores na sua programação. O grupo é responsável pela estreia de diversas peças originais e arranjos, especialmente compostas para o evento. Também é marcante a performance desse conjunto nos tangos de Astor Piazzolla, como "Las Cuatro Estaciones Porteñas", "Melancólico Buenos Aires" e "María de Buenos Aires".
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
25
SETEntrada franca Orquestra da Ulbra recebe Sofia Aguirre no Domingo Clássico -
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes